23/03/2019 13h19

Vice-governadora emociona professoras em evento no Sinpro/ES

A vice-governadora Jaqueline Moraes dedicou a noite dessa sexta-feira (22) às comemorações do Mês da Mulher no Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES). A entidade promoveu uma mesa redonda com o tema “Mulher: Realidade, Violência e Luta, um espaço democrático”, em que foram debatidos os desafios e perspectivas sobre a condição feminina.  A secretária de Estado dos Direitos Humanos, Nara Borgo, também participou do evento.

Durante sua fala, Jaqueline Moraes falou sobre a importância da data e a mudança no papel das mulheres na sociedade devido à luta e o investimento no poder da informação como forma de transformar o mundo.  “O que separa as mulheres negras de qualquer outra mulher é a oportunidade. E a oportunidade nós as criamos através do conhecimento. O conhecimento promove mudanças e vai nos proporcionar a igualdade na nossa sociedade”, destacou.

Ela alertou, porém, que o caminho da igualdade é longo e necessita do empenho de todas. “Temos que comemorar o avanço da luta por igualdade, mas também temos que ficar de luto por todas as mulheres que sofreram e ainda sofrem com a desigualdade do gênero”, lembrou. Ainda para Jaqueline Moraes, o Dia da Mulher não deve ser apenas uma “comemoração comercial”, mas deve ser aproveitado para praticar e ensinar a sororidade.

As participantes da mesa do evento também fizeram discursos sobre a necessidade de dialogar sobre a realidade das mulheres no Estado e também no Brasil. A secretária Nara Borgo fez uma explanação sobre como a realidade das mulheres é violenta. Ela relatou ainda trajetória do feminismo trazendo, em especial, o que chamou da invisibilidade das mulheres no poder. “Com o passar do tempo, cada vez mais, as mulheres vão ficando invisíveis em algumas atividades”, lembrou.

A coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Andréa dos Santos Nascimento, conversou sobre a violência no Brasil e de como a mulher negra está inserida na sociedade. Segundo ela, “a violência tem gênero e cor, tanto que metade da força de trabalho no Brasil é de mulheres e negras”. Larissy Soares de Oliveira, por sua vez, contou sua trajetória no samba e sobre o seu trabalho como diretora de passistas. Para ela, o samba é tratado como forma de luta e de resistência, espaço em que as passistas se empoderam, cada vez mais, através dele.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636.1446 / 99971.2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard