Carteira de Identidade (RG)

Um dos principais documentos de identificação, a Carteira de Identidade (ou RG – Registro Geral) é de responsabilidade do Departamento de Identificação da Polícia Civil.

A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. Para ter direito ao benefício da gratuidade, o requerente deve estar desempregado, mediante comprovação ou receber salário inferior a 3 salários mínimos, mediante comprovação ou apresentar boletim de ocorrência de FURTO ou ROUBO do documento ou ainda nos casos de renovação de RG provisório.

Os documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes: 

  1. 01 foto 3x4 recente (fundo claro); colorida ou preto e branco e em Papel liso e brilhante;
  2. Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada);
  3. Comprovante de pagamento da taxa no caso de segunda via do documento;
  4. CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.

 Para retirá-la, o cidadão pode procurar um dos 70 pontos de Identificação Civil no Estado.

Mais informações:

Telefone: 3382-5024

Email: gab.dei@pc.es.gov.br 

Região Metropolitana:

 VITÓRIA

Casa do Cidadão

 Para solicitar o documento, o cidadão de Vitória deve fazer o agendamento eletrônico. Para acessar, basta entrar no endereço eletrônico https://agenda.es.gov.br/, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

O serviço, que é uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória, disponibiliza, diariamente, 35 senhas para atendimento. Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos e quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida, ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5484 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Um atendente irá auxiliar no agendamento.

Endereço: Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé.

 

VIANA

Centro Integrado de Cidadania

Av. Guarapari, s/nº - Caxias do Sul

Tel. (27) 3396-0494

  

VILA VELHA

Boulevard Shopping - Rodovia do Sol, 500, Itaparica, Vila Velha

Tel. (27) 3229-8083

 

SERRA

Shopping do Povo

Av. Norte Sul, s/nº - Civit II – Serra/ES.

Tel. (27) 3328-7020

 

CARIACICA

Faça Fácil

Av. Aloizio Santos, 500 Santo André, em frente ao terminal de Campo Grande.

OBS.: SOMENTE NO FAÇA FÁCIL CARIACICA NÃO É NECESSÁRIO APRESENTAR FOTO

 

Observação:

 *No caso das Carteiras de Identidade emitidas em outro Estado não será fornecida a 2ª via. Neste caso, o cidadão poderá requer a 1ª via no Espírito Santo, a qual será gratuita.

  

**Não há idade mínima para retirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade de coletar as impressões digitais, recomenda-se que seja a partir de 5 anos.

 

2ª Via do RG

 

Para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, o cidadão deverá efetuar o pagamento da taxa DUA.

 

 

Como emitir o comprovante de pagamento da taxa - DUA ELETRÔNICA

  1. Acesse a página http://e-dua.sefaz.es.gov.br/aplicacoes/consulta_taxas.asp
  2. digite no formulário a palavra identidade,
  3. Basta escolher o item desejado.

Tópicos:
cidadão, documentos
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard