Governador Paulo Hartung

Paulo Cesar Hartung Gomes nasceu em 21 de abril de 1957. Capixaba nascido em Guaçuí, na Região do Caparaó, no Espírito Santo. É casado com a psicanalista Cristina Gomes e tem dois filhos, o economista Gabriel e a jornalista Júlia.

É economista formado em 1978 pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi deputado estadual por dois mandatos antes de ser eleito deputado Federal em 1991.

Foi prefeito da Capital, Vitória, entre os anos de 1993 e 1996. Paulo Hartung deixou a Prefeitura de Vitória como um dos prefeitos mais populares do Brasil, com 91,4% de aprovação em uma pesquisa nacional feita pela Isto É/Brasmarket e 93% de aceitação pelo Ibope, em setembro de 1996.

Em junho de 1997, foi nomeado pelo Presidente da República para o cargo de Diretor de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES. Com o trabalho nessa Diretoria, levou para o Brasil experiências inovadoras implementadas em Vitória, como os programas de microcrédito e de promoção de desenvolvimento urbano multissetorial integrado em áreas carentes.

Em 1998, lançou-se como candidato ao Senado, cargo para o qual foi eleito com a maior votação registrada no Estado, mais de 785.000 votos. Combate ao crime organizado, revisão da alíquota do Imposto de Renda e incentivo ao primeiro emprego foram algumas de suas bandeiras.

Em 2002, candidatou-se ao Governo do Estado do Espírito, tendo sido eleito no 1º turno. Em 2006, foi reeleito governador, tendo realizado administrações (2003-2010) que, com os choques, ético e de gestão, reorganizaram e modernizaram a máquina pública, ampliando a capacidade de investimento do Estado de menos de 1% para 16% da arrecadação, qualificando, ampliando e incrementando os serviços públicos e obras públicas.

Desde de janeiro de 2015 é novamente governador, tendo sido eleito, em primeiro turno, para um terceiro mandato. Em pesquisa FlexConsult/Rede Vitória, divulgada no dia 15 de junho, ao todo, 77,1% dos entrevistados o consideraram o governador como ótimo, bom e regular.

Na atual gestão, Hartung prioriza a organização das contas públicas, investimentos prioritários nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Entre as principais ações que estão em andamento está a implantação e modernização da Rede Estadual de Ensino Público, com a reforma e construção de escolas e a implantação do Projeto Escola Viva, que prevê o ensino em período integral com metodologias modernas e contemporânea para tornar as escolas mais atraentes aos jovens.

No setor da Saúde, prioriza a organização do sistema com a implantação de ferramentas gerenciais, criação de núcleos regionais para ofertar serviços especializados à população e construção de um novo hospital na região sul da região metropolitana. Na segurança pública, acumula queda nos índices de homicídios. Somente no último semestre foram 19%. Na área social, Hartung desenvolve o Projeto Ocupação Social onde, nas regiões em situação de vulnerabilidade social, aproxima o poder público dos jovens e adolescentes que não estudam e nem trabalham.

Com o atual cenário de crise financeira, social e ética no país, o governador Paulo é referência nacional na área da gestão pública. Mesmo com as receitas em queda, implantou no Estado uma política de austeridade fiscal que priorizou corte de custeio, manutenção da prestação dos serviço público com qualidade, distribuição de investimento em todas as áreas do Estado, além de atrair e fomentar a vinda e manutenção de investidores privados no Espírito Santo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard