Parques Estaduais

Os Parques Estaduais são ótimas opções de lazer, em que os visitantes podem usufruir de praias e cachoeiras dos parques e também aproveitar as trilhas que oferecem passeios por entre as matas com belos cartões-postais como a Cachoeira da Fumaça e as dunas de Itaúnas. O horário de funcionamento dos parques vai das 8 às 17 horas. Confira: 

- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)

O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que nome àunidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e participar das trilhas autoguiadas, ou seja, sem a presença de um guia, e se encantar com as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção, como a lontra.

A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas, para quem não quiser fazerpor conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Horário: das 8 às 17 horas.

Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul.

Informações: (28) 99999-0639.


- Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)

A Pedra Azul, que nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente, a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto. O Parque possui trilhas: uma autoguiada na base da Pedra Azul, uma que acesso às piscinas naturais e outra para escalada.

É recomendável que o visitante ligue antes para o Parque (27 3248-1156) para checar se disponibilidade para o trajeto, pois limite para a visitação tendo em vista que se trata de terrenoirregular.

Há monitores ambientais disponíveis para agendamento por meio do telefone (27) 99739-8005.

Localização: Domingos Martins, Região Serrana.

Horário: das 8 às 17 horas.

Passeios: 9h30 ou 13h30.

Informações: (27) 3248-1156.


- Parque Estadual de Itaúnas (PEI)

O parque é conhecido por suas belezas naturais: a área de alagado, as dunas, as praias e o Rio Itaúnas. Além disso, na Vila de Itaúnas, é possível realizar passeios diferenciados com o Grupo de Condutores Ambientais. O agendamento deve ser feito pelo telefone (27) 99635-5583.

As trilhas para as dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiados.

Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.

Funcionamento: das 8 às 17 horas.

Informações: (27) 3762-5196.


- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)

O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelodesmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba. No parque lagoas, uma ricavegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entreoutras.

Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30. O local é de fácil acesso e nãoprecisa de agendamento prévio.

as trilhas monitoradas com o grupo de condutores ambientais do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479 e (27) 995002405. O agendamento das trilhas a pé deve ser feito pelo telefone (27) 99837-2503.

Localização: Guarapari, Região Metropolitana.

Funcionamento: das 8 às 17 horas.

Telefone do parque: (27) 3242-3665.


- Parque Estadual do Forno Grande (PEFG)

O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante. Contato pelo e-mail pefg.iema@gmail.com.

Localização: Castelo, Região Sul.

Funcionamento: das 8 às 17 horas.


- Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)

A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais, tambémhabitam o parque. O principal atrativo do local é a trilha com, aproximadamente, 900m de percurso.

O Parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.

Localização: Castelo, Região Sul.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard