Vacinas para campanha contra raiva em cães e gatos estão disponíveis
.jpg?v=638914581383771830)
A Secretaria da Saúde (Sesa) já iniciou a distribuição de vacinas antirrábica para a imunização de cães e gatos no Espírito Santo. A Campanha de Vacinação contra Raiva Canina e Felina acontece até o dia 31 de outubro, com dia D de mobilização no dia 04 de outubro. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para mais informações.
A Sesa distribuiu cerca de 400 mil doses da vacina antirrábica aos municípios capixabas, com previsão de distribuição de mais duas remessas de vacinas nos próximos meses.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas prenhes ou lactantes também podem ser vacinadas. É importante destacar que a vacina não é aplicada em outras espécies animais, como macacos, hamster, coelhos, raposas, furões etc.
De acordo com a médica veterinária do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Luciana Simonetti, a campanha teve início em julho em áreas rurais, e conta com início oficial para setembro nas áreas urbanas. Ela orientou que o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informações de datas e locais da imunização em sua cidade, e explicou sobre as atribuições dos entes federativos.
“O Ministério da Saúde nos envia as vacinas, que são gerenciadas e distribuídas aos municípios pela Sesa. Já os municípios operacionalizam a campanha em seus territórios”, destacou a médica veterinária.
No Espírito Santo, a expectativa é vacinar 80% dos cães domésticos em cada cidade, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2024, 87% deste grupo foi vacinado em todo Estado, totalizando 453.675 cães. Além disso, foram vacinados 104.686 gatos.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Ela é considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.
A imunização anual de cães e gatos é uma importante estratégia para a redução de casos em todo mundo. Na América Latina, a incidência de raiva humana transmitida por cães foi reduzida em mais de 90% graças à vacinação.
O Espírito Santo não registra casos de raiva em animais domésticos desde 2011, e a última ocorrência de raiva em humanos foi registrada em 2003, tendo um caso importado em 2023, de um residente de Minas Gerais, mas que foi atendido em serviço de saúde capixaba. Apesar dos dados, é importante lembrar ainda que a presença do vírus entre morcegos e herbívoros destaca a necessidade de continuar vigilante.
Orientações
A vacina é destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade, com dose única de 1 ml administrada preferencialmente por via subcutânea. A imunidade se estabelece 21 dias após a vacinação e a proteção dura um ano, sendo necessária a revacinação anual. Fêmeas prenhes ou lactantes também podem ser vacinadas. Além disso, a vacina não é aplicada em outras espécies animais, como macacos, hamster, coelhos, raposas, furões etc.
Cerca de 400 mil doses da vacina antirrábica animal já foram distribuídas aos municípios capixabas, que são responsáveis pela operacionalização da campanha no território. Fique atento às informações do seu município e leve seu cão ou gato para vacinar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br