TVE Revista especial marca o Dia da Consciência Negra
O TVE Revista terá uma edição especial nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra. O programa, gravado no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, será apresentado por Natalia Vicente e Vinicius Vasconcelos, e trará conteúdos preparados especialmente para a ocasião.
Em pauta, reportagens sugeridas por personalidades negras do Estado, como: Isaias Santana, do Movimento Negro; Ramon Matheus, do Conselho Estadual de Cultura; Verônica Lopes de Jesus, do Instituto Oportunidade Brasil; Wagner Gomes, professor e escritor, entre outros.
O Afrokizomba, primeiro bloco afro do Carnaval de rua de Vitória, vai garantir o ritmo da atração. O TVE Revista especial traz, também, uma entrevista sobre afrofuturismo com Gabriela Duque, que atua com o fortalecimento do empreendedorismo periférico.
“Com as reportagens e entrevistas, falamos sobre o passado, o presente e o futuro. Um ponto que a gente deve destacar é que o espaço onde o programa foi gravado, o Mucane, foi pensado especialmente para essa ocasião. Dia 20 de novembro não é uma simples data: além de nos fazer refletir, ajuda a potencializar a história do povo negro”, disse a jornalista Natália Vicente.
O programa aborda, ainda, a presença e a influência dos povos africanos no vocabulário, nos costumes, na comida e na formação da identidade dos capixabas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretos e pardos correspondem a 61% da população do Espírito Santo (Censo de 2022).
“A referência dos negros no Brasil sempre foi a escravidão, fomos ensinados assim. Mas o legado dos nossos ancestrais é enorme. Eles trouxeram tecnologias, culturas, saberes... e a proposta desta edição especial do TVE Revista é ser uma junção de potências. Desde a produção, passando pelo local da gravação, até os entrevistados... tudo foi feito com muito carinho. O resultado vai ficar incrível e é uma inspiração para o hoje e para o amanhã, para o nosso futuro”, disse Késia Moura, uma das jornalistas responsáveis pela produção do programa.
A iniciativa reforça a missão de promover a cidadania e fortalecer a identidade capixaba a partir da difusão de conteúdos de qualidade, inclusivos e plurais. Cotidianamente, a emissora pública dos capixabas dá visibilidade ao protagonismo, aos desafios, às conquistas e às perspectivas dos negros do Espírito Santo.
“Quem assiste à TVE sabe que, o ano inteiro, a gente traz pautas relacionadas à negritude, às questões raciais e à diversidade. E é muito importante ter o TVE Revista especial nesta data, em que os olhos estão voltados para a cultura, para a história negra”, acrescentou Natalia Vicente.
“Quando pessoas negras ocupam lugares de destaque dentro de uma grade tão importante na TV, mostra principalmente para crianças pretas que é possível. É possível ver corpos negros ocupando todos os espaços. Que tenhamos mais oportunidades como essa, de servir de reflexo para inúmeras outras pessoas.”, complementou Vinícius Vasconcelos, radialista e cineasta.
Além do conteúdo alusivo ao Dia da Consciência Negra, o TVE Revista especial traz, ainda, uma identidade visual exclusiva, elaborada pela equipe de Criação da Fundação Carmélia. As peças trazem como referência os adinkras: um sistema de ideogramas africanos que funcionam como um “dicionário de valores”, que preservam e reforçam a identidade cultural. E cada adinkra utilizado na arte do programa foi escolhido por um funcionário negro da Fundação.
Para a equipe responsável pela produção do programa, o ‘TVE Revista Especial Consciência Negra’ é uma forma de preservar a história, a cultura e os saberes africanos. “Nossa história passa muito pela oralidade. Ter esses registros documentados, ainda mais por uma emissora pública, ajuda a garantir que as futuras gerações conheçam, entendam e respeitem a própria identidade”, pontuou Natália Vicente.
Serviço
TVE Revista – Especial Consciência Negra
20/11 (quinta-feira)
A partir do meio-dia
TVE Canal 2.1 e YouTube
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
