Tecnologia e Inovação no Monitoramento Ambiental: Iema utiliza recursos de ponta em prol da preservação
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tem se destacado no uso de tecnologia de ponta para o monitoramento e gestão ambiental no Espírito Santo. A instituição tem investido constantemente em imagens de satélites, drones e um sistema próprio para otimizar suas ações de preservação ambiental e garantir a eficácia na gestão das áreas protegidas do estado.
Um exemplo dessa inovação é o Geoiema, a plataforma de dados ambientais geoespaciais desenvolvida pelo Iema. Lançada em maio de 2022, a plataforma facilitou o acesso à informação ambiental no estado, tornando dados complexos de fácil visualização e acessibilidade. Com 365 camadas de dados disponíveis, o Geoiema oferece desde informações sobre unidades de conservação e hidrografia até imagens panorâmicas de parques e áreas de preservação.
A plataforma não só disponibiliza dados do próprio Iema, mas também compartilha informações de diversos órgãos estaduais e federais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), entre outros. Esses dados são de extrema relevância para técnicos, especialistas e para o público em geral que deseja conhecer e entender o impacto ambiental no Espírito Santo.
O Monitoramento de Áreas Naturais com Drones
O Iema também conta com uma frota de drones para monitoramento aéreo, incluindo modelos avançados que vão desde o DJI Mini, Matrice 300, Matrice 30T e até mesmo um drone aquático (ROVs) para monitoramento em corpos d’água. Esses equipamentos estão equipados com câmeras de alta definição, câmeras térmicas, câmeras de zoom, laser rangefinder.
Esses drones são usados para diversas finalidades, como a análise de áreas de difícil acesso, a detecção de focos de incêndio, a monitorização de fauna e flora, e até a realização de levantamentos topográficos e fotogrametria. O uso de imagens térmicas permite identificar variações de temperatura no solo, o que é útil, por exemplo, na detecção de incêndios florestais ou mesmo em atividades de combate à poluição.
Segundo o diretor técnico do Iema, Gilberto Sipioni, o investimento em tecnologia de ponta é essencial para alcançar a eficiência nas ações de monitoramento ambiental e garantir a sustentabilidade do Estado: "A tecnologia tem sido uma aliada fundamental na busca pela preservação ambiental no Espírito Santo. O uso de drones, satélites e sistemas geoespaciais nos permite monitorar de maneira precisa e em tempo real os ecossistemas do estado, além de otimizar o trabalho de nossos técnicos. A inovação é um dos pilares do Iema, pois sabemos que só com tecnologia de alta qualidade podemos oferecer um serviço eficaz para a proteção do meio ambiente e para a conscientização da sociedade."
Já para o servidor Leonardo Brioschi, o avanço é positivo para a execução das demandas diárias. “Por meio desses equipamentos, houve um considerável avanço na qualidade e precisão na aquisição de informações ambientais que se traduzem em decisões técnicas mais seguras, com menor custo de execução e de mais fácil visualização pelo público geral e pela opinião pública. Com as ferramentas atuais temos condições de gerar produtos geográficos de grande precisão e imagens de alta resolução em tempo real.”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
