17/08/2021 11h03 - Atualizado em 18/08/2021 10h31

Site do programa Cibercidadão do Prodest é o primeiro do Poder Executivo Estadual com recursos de acessibilidade

Fazer com que a tecnologia seja uma ferramenta transformadora da sociedade é uma das metas do programa Cibercidadão, do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Pensando nisso, o site do programa (www.cibercidadao.prodest.es.gov.br) foi desenvolvido com diversos recursos de acessibilidade, sendo pioneiro dessa prática no Poder Executivo Estadual.  

Uma dessas funcionalidades é o assistente de libras que traduz o texto para a linguagem de sinais. Para usá-lo, basta clicar no ícone azul que fica no canto direito da página. Em seguida, selecione o texto e espere a tradução do conteúdo para os sinais da Libra.  

Outro recurso é o assistente de áudio, responsável por converter o texto em som. Para utilizá-lo, é necessário primeiro selecionar o conteúdo, clicar em “Ouvir Seleção” e esperar o assistente fazer a leitura.   

Com foco em facilitar o acesso às informações do programa, foi desenvolvida a Nina – assistente virtual inteligente que tira dúvidas dos internautas sobre o Cibercidadão. Para acioná-la, é preciso clicar no ícone de chat e iniciar a interação.

O site do programa também está configurado para o uso de software assistivo que identifica os elementos do website e lê o conteúdo para pessoas com deficiência, com dificuldades de consumirem as informações escritas.  

De acordo com a gerente de Gestão da Informação do Prodest, Camila Zacche de Aguiar, os recursos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação (Lino) da autarquia, com base em bibliotecas e softwares livres.

“Os recursos foram avaliados de forma automática por meio de ferramenta e manual por meio de especialista, inclusive com a participação do usuário. Os testes foram realizados pelo Lino e por usuários com deficiências de forma on-line”, explicou a gerente.

Acessibilidade digital

De acordo com uma pesquisa da BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos, apenas 0,89% dos sites brasileiros têm recursos de acessibilidade de alto nível.

Divulgado no começo do segundo semestre deste ano, esse estudo mostra como é preciso ter um maior foco na acessibilidade digital para as pessoas com deficiência.

Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, as características do site do Cibercidadão são uma excelente prova de como o programa tem um caráter inovador no Governo do Estado e prioriza a inclusão digital.

“Todos os recursos foram desenvolvidos para dar aos internautas condições favoráveis para participar do programa. Esse esforço, com certeza, vai proporcionar excelentes resultados no futuro”, enfatizou Lugon.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard