05/04/2022 11h20

Sinfônica do Espírito Santo recebe violoncelista premiado Antônio Meneses

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) se apresenta no palco do Teatro Glória, em Vitória, nesta quinta (07), às 20h, com a presença do premiado violoncelista Antônio Meneses, participação da pianista Celina Szrvinsk, sob regência do maestro Helder rTefzger Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória ou on-line, pelo no site: https://lets.events/e/concertos-sinfonicos. 

Este ano, Meneses recebe as homenagens pelos 45 anos do 1º prêmio no Concurso ARD de Munique e 40 anos da obtenção do 1º prêmio e medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou, ambas premiações muito significativas na música clássica. 

No programa da noite, uma homenagem a um dos maiores compositores das Américas, Heitor Villa-Lobos. Durante sua vida, escreveu cerca de 1.000 obras e sua importância reside, no fato de ter utilizado o folclore brasileiro em suas obras, tornando-se o maior expoente do nacionalismo musical brasileiro. Foi também, por meio de Villa-Lobos, que a música brasileira se tornou mundialmente conhecida.

 O auge da criatividade de Heitor Villa-Lobos se deu na década de 1930, quando deu início à série das nove “Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da música popular instrumental brasileira.

Segundo o maestro Helder Trefzger, o programa que será apresentado é uma celebração de um dos maiores músicos brasileiros, o violoncelista Antonio Meneses, que irá executar obras do nosso maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, e complementada com uma obra emblemática da grande fonte inspiradora do compositor, o alemão Johann Sebastian Bach. ‘Para a Orquestra Sinfônica do ES é uma grande honra participar deste momento histórico, que contará ainda com a participação da renomada pianista Celina Szrvinsk, a quem agradecemos por viabilizar a vinda do violoncelista Antonio Meneses’, afirma Tefzger. 

Sobre o solista

Filho de músicos, Antônio Meneses nasceu em Recife, em Pernambuco, em 1957, e começou os estudos de violoncelo aos 10 anos de idade. Quando tinha 16, conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro e foi convidado a participar de suas aulas em Düsseldorf e, mais tarde, em Stuttgart (Alemanha). Em 1977, Meneses obteve o primeiro prêmio no Concurso Internacional em Munique e em 1982 o primeiro lugar e a medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou. 

Antônio Meneses apresenta-se regularmente nas capitais musicais de Europa, América e Ásia, junto com as mais importantes orquestras, tais como Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, Orquestra do Concertgebouw, Sinfônica de Viena, Filarmônica Tcheca, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Israel, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra da Rádio de Bavária, Filarmônica de Nova York, Orquestra Sinfônica Nacional (Washington D.C.), em Buenos Aires, Varsóvia, no Brasil e com a Orquestra Sinfônica NHK em Tóquio. 

Meneses também é convidado regular dos maiores festivais de música do mundo, incluindo Porto Rico (Festival Pablo Casais), Salzburgo, Lucerna, Viena (Wiener Festwochen), Berlim (Berliner Festwochen), Praga (Prague Spring Festival), Nova York (Mostly Mozart Festival), Seattle, Ia Grange de Meslay, Festival de Colmar e Festival de Música de Câmara de Jerusalém. 

Antônio Meneses gravou para a Deutsche Grammophon, com Herbert von Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo de Brahms, junto com Anne Sophie Mutter, e Don Quixote de Ri­chard Strauss. Registrou também a obra completa de Villa-Lobos (Selo Auvidis/França) e de David Popper e Carl Philip Emmanuel Bach (Pan Records). 

Paralelamente à agenda de concertos, Antônio Meneses ministra master classes na Europa, (Madri - Escola de Música Rainha Sofia, (Siena – Accademia Musical Chigiana), nas Américas (Domaine Forget) e Japão (Universidade de Tóquio) além de ser professor titular na Hochschule de Berna, desde 2008. 

 

Programa

Johann Sebastian Bach 
Suite nº1, em Sol Maior 
Antonio Meneses, violoncelo

Heitor Villa- Lobos      
Cantilena das Bachianas Brasileiras nº 5
Bachianas Brasileiras nº
O Canto do Capadócio
O Canto da Nossa Terra
O Trenzinho do Caipira 
Antonio Meneses, violoncelo
Celina Szrvinsk, piano

Heitor Villa-Lobos
Primeiro Grande Concerto para Violoncelo e Orquestra op. 50
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo
Antonio Meneses, solista
Helder Trefzger, regência

 

Serviço:
Série Concertos Sinfônicos: Antônio Menezes 
Data: 07/04, às 20h
Centro Cultural Sesc Glória, Centro de Vitória 
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Compre presencial na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória ou on-line, no site: https://lets.events/e/concertos-sinfonicos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard