23/10/2025 16h10

Simpósio do Incaper destaca inovação e sustentabilidade no campo

A união entre inovação e sustentabilidade no campo, traduzida no conceito de inovabilidade, esteve no centro das discussões do 5º Simpósio Incaper Pesquisa e do 5º Seminário de Iniciação Científica do Incaper, realizados na terça-feira (21) e na quarta-feira (22), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-ES), em Vitória, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Os eventos reuniram mais de 200 participantes, entre pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes e profissionais de diferentes instituições, consolidando-se como espaços de referência para o intercâmbio técnico-científico e o fortalecimento da pesquisa agropecuária e da extensão rural no Espírito Santo.

Com o tema “Inovabilidade no campo: soluções para a resiliência dos agroecossistemas”, o encontro contou a apresentação de 119 trabalhos técnico-científicos, número recorde desde a criação dos eventos. Desses, 107 estão voltados à pesquisa e à extensão rural e 12 à iniciação científica, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Incaper (ProICT).

As produções foram distribuídas em 17 áreas temáticas, abrangendo desde agroecologia, fruticultura e cafeicultura até economia rural, ciência animal e georreferenciamento. Nesta edição, pela primeira vez, os autores dos trabalhos mais bem avaliados pela comissão técnico-científica do evento receberam certificados (confira aqui a relação dos trabalhos), fortalecendo o reconhecimento e a valorização dos profissionais participantes.  

Programação técnica com palestrantes convidadas

A abertura da programação do simpósio foi marcada pela palestra “Inovação no Agro: Atualidades e Tendências”, ministrada pela chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Packer, que também representou a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no evento.   

No segundo dia, o Ciclo de Palestras trouxe debates sobre modelos de negócios sustentáveis (Bia Makiyama – Violet), mitigação de estresses ambientais (Sara Dousseau Arantes – Incaper) e mudanças climáticas e bem-estar animal (Aparecida Madella – Ifes/Alegre).

O ciclo foi complementado por uma mesa-redonda mediada por Celso Alberto Saibel Santos, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com participação das palestrantes convidadas. As discussões reforçaram o papel da ciência e da inovação tecnológica como ferramentas essenciais para tornar a agricultura mais sustentável, competitiva e adaptada aos desafios climáticos.

Valorização da pesquisa e integração institucional

Para o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Incaper, José Salazar, o evento refletiu o compromisso do Instituto com a geração e difusão de conhecimento científico voltado às demandas reais do campo capixaba.

“O Simpósio e o Seminário são oportunidades únicas de integração entre pesquisa, extensão e ensino. São espaços em que os nossos pesquisadores e bolsistas compartilham resultados que, muitas vezes, se traduzem em soluções práticas para os agricultores e para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. É um momento de valorização da ciência feita no Incaper e em parceria com outras instituições”, destacou Salazar.

Trabalhos ao alcance de todos

Os anais do evento, com os resumos dos trabalhos apresentados no simpósio, estão disponíveis para download no site da Biblioteca do Incaper [clique aqui para acessar].

A publicação reúne informações e resultados que poderão ser utilizados por profissionais, estudantes, instituições e produtores rurais de diferentes regiões do país, reforçando a missão do Incaper de fortalecer a agricultura capixaba e nacional por meio da ciência e da inovação.

A realização do 5º Simpósio Incaper Pesquisa e 5º Seminário de Iniciação Científica do Incaper contou com apoio do Sebrae-ES, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Sicoob, Embrapa e Violet.


Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard