Setur desenvolve indicadores inéditos que transformam análise da atividade turística no Espírito Santo

O Espírito Santo deu um passo inovador na forma de compreender o setor turístico, ao criar indicadores inéditos com base em dados fiscais. Desenvolvida pela Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, em parceria com o LabCidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a iniciativa possibilita um diagnóstico aprofundado da atividade, utilizando a movimentação econômica como referência para entender seu impacto e comportamento no Estado.
Os novos indicadores utilizam dados anonimizados de notas fiscais eletrônicas, fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), permitindo um acompanhamento detalhado do desempenho do turismo capixaba. O estudo analisou 20 segmentos econômicos relacionados à cadeia turística, qualificados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O cruzamento dessas informações possibilitou ao LabCidades identificar padrões de consumo e investimento, viabilizando a criação de métricas inovadoras para o monitoramento do setor.
Entre os principais indicadores desenvolvidos, destaca-se o Índice de Compras do Turismo (ICETUR), que mede o volume de compras realizadas pelas empresas do setor turístico —, como hotéis, agências de viagens, restaurantes, empresas de transporte, entre outras — em comparação a um período de referência (janeiro de 2019). A elevação do índice sinaliza um aumento na aquisição de insumos e serviços, sugerindo uma expansão das atividades do setor. Em contrapartida, a queda no índice pode indicar uma desaceleração do dinamismo econômico ligado ao turismo.
“Esse é um momento histórico para o turismo capixaba. Pela primeira vez, dispomos de um sistema de monitoramento baseado em inteligência de dados fiscais para fazer uma leitura precisa da movimentação econômica do setor. Essa iniciativa pioneira no Brasil nos permite planejar com mais estratégia, alocar melhor os investimentos e fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
O secretário disse ainda que essa nova base de indicadores reforça o compromisso com uma gestão pública orientada por evidências, conectando o poder público, a academia e o setor produtivo. “Queremos que o turismo capixaba cresça com inteligência, sustentabilidade e impacto real na vida das pessoas e das comunidades locais”, afirmou Victor Coelho.
Atualmente, os indicadores têm como base os dados de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), já que ainda não há disponibilidade sistematizada dos dados municipais relativos ao Imposto Sobre Serviços (ISS), tributo que incide sobre atividades do setor de serviços. Apesar dessa limitação, a metodologia adotada já possibilita uma leitura consistente e relevante da dinâmica econômica do turismo no Estado.
Para ampliar a precisão das análises, a Secretaria de Turismo firmou parcerias com os municípios de Vila Velha e Serra, permitindo o acesso aos dados do ISS nessas localidades. A intenção é expandir esse modelo para outros municípios capixabas, fortalecendo a base de dados e aprimorando o monitoramento da atividade turística em todo o Espírito Santo.
“Indicadores como o ICETUR, juntamente com outros que estamos desenvolvendo, nos permitem compreender e identificar as movimentações econômicas nos municípios, como variações sazonais, segmentos mais ativos e oportunidades de investimento. Eles possibilitam ao Estado realizar análises com recorte municipal, algo que até então não era possível com a riqueza de informações que agora temos, graças aos dados fornecidos pela Sefaz”, destacou o gerente de Estudos e Negócios Turísticos da Setur, Rafael Granvilla.
Modernização e transparência dos dados turísticos
O desenvolvimento desses indicadores integra o Projeto Conecta Turismo, uma iniciativa da Secretaria do Turismo (Setur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O projeto tem como objetivo modernizar a coleta e a análise de dados turísticos, aprimorando o Observatório do Turismo e tornando a gestão do setor mais transparente e eficiente.
Os novos indicadores econômicos estarão disponíveis em breve no site do Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo.
Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria do Turismo, Setur.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Mayara Salles
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br