07/07/2025 16h45

Sesa inaugura sala de teleconsulta em Itaguaçu

Mais um município que compõe a Regional Metropolitana de Saúde passa a contar com sala de teleconsulta. Na última sexta-feira (04), foi inaugurada a sala de Itaguaçu. O serviço é uma ação da Secretaria da Saúde (Sesa), que visa ampliar a oferta de consultas médicas e exames especializados, além de reduzir o tempo de espera do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

Para o primeiro dia de atendimento, foi ofertada a especialidade médica de neuropediatria, com 16 atendimentos.

A inauguração da sala de teleconsulta em Itaguaçu contou com a presença do superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, que destacou como o atendimento remoto tem agradado os pacientes que já passaram por uma consulta.

“Os pacientes frisam o fato de não precisarem mais fazer deslocamentos para a Grande Vitória em busca de uma especialidade médica. A resposta para a neuropediatria e a psiquiatria infantil está com 100% de aceitação, pois são duas especialidades médicas difíceis de conseguir até presencialmente e com um tempo de espera longo, mas que vem diminuindo cada dia mais com o novo serviço disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Sesa”, celebrou o superintendente.

As teleconsultas começaram a ser ofertadas aos municípios da Regional Metropolitana de Saúde em fevereiro deste ano e já contabilizaram mais de 20 mil pacientes atendidos em 15 especialidades médicas, que são disponibilizadas conforme a demanda de cada município. O serviço conta com um investimento de R$ 14,46 milhões para a prestação do serviço nos 23 municípios da região.

O superintendente explicou ainda que aos poucos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) “estão deixando o preconceito de lado e entendendo que na teleconsulta, eles não falam com um robô e, sim, com um médico especialista que pode estar em qualquer lugar do mundo, desde que fale português”, disse.

Ainda segundo Alexsandro Vimercati, o SUS capixaba vem utilizando a tecnologia a favor do paciente com o objetivo de oferecer conforto e eficiência na realização das consultas e exames. “É importante destacar que a qualidade não deixa nada a desejar em relação ao atendimento presencial, já que o nosso diferencial na teleconsulta é justamente o enfermeiro que acompanha tudo dentro da sala, garantindo que o paciente só saia de lá após entender tudo o que foi falado e solicitado”, explicou.

Atualização do cadastro no Integra Saúde

O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, reforçou a importância da atualização do cadastro do paciente e falou da facilidade para que isso possa ser feito.

“O usuário não precisa nem sair de casa para atualizar seu telefone e endereço, basta acessar o Integra Saúde, é questão de minutos. Isso é muito importante para que possamos entrar em contato com os pacientes e avisá-los sobre seu agendamento, informando o dia, a hora e o local”, frisou o superintendente Alexsandro Vimercati.

Ao acessar https://integra.saude.es.gov.br, o usuário é direcionado ao Gov.br, onde é só colocar o login e a senha cadastrados (caso não tenha feito o cadastro no Gov.br é só realizar). Em seguida, ele é direcionado ao Integra. Na coluna, à esquerda, é só clicar em “Meu Perfil” e colocar as informações que estão desatualizadas.

 

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