01/11/2018 18h36 - Atualizado em 01/11/2018 18h38

Sesa e Opas fazem primeira reunião após assinatura de termo de cooperação para melhorar o SUS no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) realizaram nesta quinta-feira (1º), em Vitória, a primeira reunião de alinhamento após a assinatura do termo de cooperação firmado entre as duas instituições com o objetivo de melhorar o sistema público de Saúde no Estado.

O termo, assinado nessa quarta-feira (31), em Brasília, tem vigência de cinco anos e cinco eixos de intervenção: Qualificação da Gestão da Sesa; Qualificação da Atenção Primária; Qualificação da Rede de Atenção à Saúde; Eliminação da Sífilis Congênita e Estratégias de Vigilância em Saúde.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Enseada do Suá, em Vitória. Além de profissionais da Secretaria, também participaram do encontro representantes do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), que puderam conhecer todo o conteúdo do termo de cooperação.

“Nós já temos o termo do acordo com a Opas formalizado, com a interveniência do Ministério da Saúde, e agora começaremos a fazer a execução e a gestão do termo. Vamos executar o primeiro plano de trabalho, que é semestral, e, em conjunto, fazer a gestão do termo como um todo, porque temos cinco resultados a serem alcançados e uma série de ações previstas. O que significa fazer a gestão desse termo como um todo? Significa gerenciar o que está planejado. E vamos fazer isso conversando com os nossos parceiros, como o Cosems, que representa a área de saúde nos municípios, e o Conselho Estadual de Saúde, que representa o controle social”, explicou o gestor de Projetos de Inovação Manoel Carlos Rocha Lima, da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação da Sesa, responsável pela coordenação da cooperação técnica com a Opas.

A secretária executiva do Cosems, Marfiza Machado de Novaes, disse que foi importante a decisão do Governo do Estado de firmar esse termo de cooperação com a Opas e avalia que a parceria será muito vantajosa para o Espírito Santo. “O que temos de fazer agora é realmente perseguir o que está colocado. São cinco pontos, todos muito interessantes. Percebi, em todo o projeto, que a prioridade é atender às necessidades das pessoas. Este é um objetivo que sempre temos em vista nos serviços e nas ações de saúde do SUS, a satisfação dos nossos clientes”, comentou Marfiza.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Maruza Carlesso, também fez uma avaliação positiva da parceria da Sesa com a Opas. “Acho importante termos êxito em todos os cinco resultados esperados no termo de cooperação entre a Sesa e a Opas, mas, se cumprirmos pelo menos 90% dos resultados que o projeto estabelece como meta será um grande passo, principalmente no que diz respeito à regionalização da gestão e dos serviços de saúde, que já está em processo no Espírito Santo”, disse Maruza.

O apoio da Opas/OMS ao Espírito Santo abrangerá desde a alocação de recursos humanos para apoiar as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde até metodologia de trabalho e recursos tecnológicos para a equipe desenvolver as atividades. O primeiro projeto do termo de cooperação prevê a criação de uma sala de situação em cada região do Estado para gestão das informações de saúde.

Febre amarela

O suporte que a Opas deu à Sesa no enfrentamento da febre amarela, no início de 2017, serviu para despertar o interesse de ampliar a cooperação entre as instituições. Na época, a Opas veio ao Estado, por meio do Ministério da Saúde, e trouxe técnicos, consultores, ajudou a elaborar as estratégias para controle da doença, e a parceria foi  extremamente exitosa. Com o apoio institucional da Opas, em três meses o Espírito Santo conseguiu vencer o surto de febre amarela.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde