08/03/2021 14h53

Servidoras da Sedu destacam importância da mulher na educação

Elas são mulheres determinadas e empenhadas no papel que exercem na Rede Estadual de Ensino. Sarah Laurindo Monteiro e Cyntia de Maia Pimentel fazem parte de um grupo com mais de 11 mil profissionais que, juntas, geram força e, ao mesmo tempo, leveza, na missão que a Secretaria da Educação (Sedu) tem, que é de oportunizar ensino e aprendizagem aos alunos das escolas estaduais. Neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, elas destacam a importância da mulher na Educação capixaba.

Durante as aulas, Sarah Laurindo Monteiro, que é professora de Sociologia, no Centro Estadual de Ensino Médio (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, faz a reflexão do papel da mulher na sociedade com os alunos. Dentro das aulas, o assunto se torna conteúdo pedagógico e enriquece o aprendizado. Além disso, a profissional já foi surpreendida pelas alunas, ao saber que sua postura e forma de abordar o assunto as inspira a também quererem ocupar espaços de destaque na sociedade.

“A minha postura como professora diante das minhas alunas tem se mostrado como algo importante ao longo da minha carreira. Só fiquei sabendo que ocorria, porque muitas alunas me falaram o que eu representava para elas”, disse. A professora reforça que a Sociologia pode ajudar os estudantes a terem a ideia do que é biológico do que é construção social, “isto é, desnaturalizar comportamentos e situações que normalmente vemos como corriqueiras, mas que podem reproduzir machismos e perpetuar desigualdades”, completou.

A professora leva aos alunos o conteúdo durante as atividades em três momentos: na 1ª série, quando fala da socialização e papeis sociais, aborda a construção das identidades de gênero. Outro momento se dá na 2ª série, quando o assunto é ‘Trabalho’. Neste cenário, a temática fala das desigualdades no mercado do trabalho para mulheres, especialmente para as mulheres negras, em relação ainda às diferenças salariais. E, na 3ª série, (Tempo Integral), quando o conteúdo é a teoria dos movimentos sociais, sendo que um deles é o de mulheres e feministas.

Já Cyntia de Maia Pimentel não está no momento em sala de aula, mas tem na conta profissional 24 anos de sua vida dedicados à Educação, por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica. Já atuou como professora dos anos iniciais, técnico pedagógico, supervisora escolar e, atualmente, atua como supervisora de Atividades Pedagógicas. Para a profissional o Dia da Mulher representa conquista e reconhecimento. Estar há tantos anos nas funções que desempenha hoje é uma dessas manifestações de conquista e reconhecimento.

“Essa é uma conquista, sim, por ter feito uma graduação e, logo em seguida, ter sido aprovada no concurso público.  Também é importante por me realizar com cada conquista da educação capixaba e de ter reconhecimento pelas lutas e vitórias durante a trajetória”, disse. E reforça: “as mulheres precisam acreditar no seu potencial, iremos muito longe”, concluiu.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu