11/08/2025 16h08

Seminário aborda produção de uvas de inverno e vinhos finos no Espírito Santo

Foto: : Divulgação/Mapa

Novas oportunidades para o fortalecimento da vitivinicultura no Espírito Santo estarão em evidência na RuralturES 2025, feira de turismo rural que acontece nesta semana no Distrito Turístico de Pindoba, em Venda Nova do Imigrante. Na sexta-feira (15), o evento sediará o Seminário Capixaba de Uvas de Inverno para Produção de Vinhos Finos, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). 

A programação reunirá produtores, profissionais e representantes do setor para apresentar um panorama da viticultura no Espírito Santo, as tecnologias aplicadas à produção de uvas de inverno, experiências de vitivinicultores e as perspectivas para o enoturismo no Estado. 

Um dos destaques será a apresentação da “Delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para vinhos finos”, estudo inédito elaborado pelo Incaper com base no protocolo da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). 

Os participantes inscritos também terão a oportunidade de realizar uma visita técnica a uma propriedade da região, conhecendo de perto a atividade de viticultura e as práticas de manejo utilizadas na produção de uvas de inverno. 

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o seminário é importante para o avanço da vitivinicultura no Espírito Santo. “Estamos abrindo caminho para que o Espírito Santo se consolide como produtor de vinhos finos de qualidade, aproveitando todo o potencial das uvas de inverno. Essa é uma oportunidade de gerar renda, diversificar a produção agrícola e ampliar o enoturismo, fortalecendo o interior capixaba com inovação e sustentabilidade”, destacou Bergoli. 

“O seminário é uma oportunidade estratégica para que o setor público e o setor privado pensem juntos os rumos da vitivinicultura capixaba e ações para aprimoramento e expansão do setor. O estudo sobre as áreas aptas à produção de uvas de inverno para vinhos finos é uma medida importante nesse sentido”, destacou o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel. 

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (13) pelo link: https://forms.gle/xMW4kYyyX2mqQdm96

Sobre a RuralturES

A RuralturES é considerada a maior feira de turismo rural do Espírito Santo. Para a edição de 2025, a expectativa é receber mais de 30 mil visitantes. A programação reúne atividades voltadas ao turismo de experiência, gastronomia, estandes de empreendedores do turismo rural, produtos da agricultura familiar e atrações culturais. A agenda completa está disponível em www.ruraltures.com.br

Programação do seminário:

Dia 15/08/2025 (sexta-feira)

14h às 14h20 - A cultura da uva no estado do Espírito Santo 

Fabricio Zanzarini – Assessor Técnico da Seag


14h20 às 15h30: 

Painel Produção de uva de inverno para vinhos finos 

Moderador: Pedro de Faria Burnier 

Depoimento de vitivinicultores 

  1. José Procópio Stella – Assossiado Anprovin
  2. Gustavo Vervloet – Quintados Manacás - Venda Nova do Imigrante - ES
  3. Rodolfo Carraretti – Cantina Carraretti - Aracê/Domingos Martins - ES
  4. Eliton Stange – Cantina Matiello - Santa Teresa - ES

 

15h30 às 16h - Intervalo  

16h às 16h20 - Delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para a produção de vinho finos - Protocolo da Anprovin 

Samuel Coura, Pesquisador do Incaper


16h20 às 17h

Produção de uva de inverno no ES para vinho fino

Vinícius Corbellini – Vinícola Tabocas

Cassio Faria Venturini – Extensionista Rural - Incaper

17h às 17h30 - O Sebrae/ES no Enoturismo


Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard