Sejus inaugura cinco rádios internas no sistema prisional do Espírito Santo
.jpeg?v=638918175394248750)
A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugurou, nesta terça-feira (26), mais cinco rádios internas em unidades prisionais da Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa integra o Programa de Ressocialização da pasta.
Os estúdios de rádio foram instalados no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), com a Rádio Carcará; no Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2), com a Rádio V2; Rádio 99, da Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1); Rádio CD POP, do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV); e Rádio Recomeço, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV5).
As rádios são operadas por seis internos custodiados, com supervisão das unidades prisionais. A transmissão acontece de ponto a ponto, com caixas de som instaladas nas galerias e demais ambientes, sem alcance para o público externo.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, esteve nas unidades prisionais para a inauguração das rádios. Segundo ele, essa iniciativa é importante para a ressocialização e para a gestão penitenciária.
“A implantação de rádios internas no sistema prisional do Espírito Santo é uma política de comunicação que fortalece nosso Programa de Ressocialização. Com essa iniciativa, promovemos educação, cidadania, a formação de hábitos positivos e aumentamos a capacidade da gestão ao transmitir conteúdos de interesse para toda a massa carcerária por um mesmo canal de informação”, destacou o secretário Rafael Pacheco.
Programação
Com a inauguração desta terça-feira (26), o sistema prisional do Espírito Santo passa a contar com 14 rádios internas, mas até o final deste ano, a meta é implantar o projeto nas 37 penitenciárias do Estado.
A programação segue um roteiro padronizado nas unidades, com temas que envolvem orientação e dicas sobre saúde, educação, lei, direitos e cidadania, entrevistas com convidados de diversas áreas, além de músicas e mensagem de familiares, com o Zap Zap da Família.
Alguns quadros da programação:
Campanha de conscientização: relatos e informações sobre os malefícios do crime e caminhos para uma vida sem criminalidade;
Histórias que Inspiram: Relatos de superação de ex-detentos que mudaram de vida por meio da educação e do trabalho e se reintegraram com sucesso à sociedade;
Português Nota 10: Dicas rápidas de gramática, vocabulário e interpretação de texto de forma leve e prática;
Saúde em Foco: Profissionais de saúde (médicos, psicólogos, enfermeiros) falam sobre prevenção, saúde mental, higiene e cuidados básicos;
Leis e direitos: informações sobre leis e direitos;
ZAP ZAP da Família: transmissão de áudios com recados de familiares são transmitidos aos internos diariamente durante a programação. As mensagens são previamente selecionadas e autorizadas pela direção das unidades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br