24/10/2025 16h52

Segunda fase da OBMEP será realizada neste sábado (25)

Neste sábado (25), mais de 16 mil estudantes capixabas vão representar o Espírito Santo na 2ª fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025). A prova será aplicada em mais de 100 centros distribuídos pelos 78 municípios capixabas, reunindo jovens de diferentes redes de ensino em um mesmo propósito: desafiar-se e descobrir o prazer de aprender Matemática.

Ao todo, 16.387 alunos foram classificados para esta etapa, sendo 7.934 da Rede Estadual, 6.897 das redes municipais, 434 da rede federal e 1.122 da rede privada. Em todo o País, cerca de 900 mil estudantes farão a prova. A lista de classificados, assim como os locais de aplicação, foi divulgada pela OBMEP no dia 1º de agosto e está disponível no site oficial da Olimpíada (clique AQUI e confira).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, mais do que uma competição, a OBMEP é uma oportunidade de descoberta e crescimento. “Por trás dos números, há histórias de dedicação e incentivo. Em cada escola, professores revisam conteúdos, aplicam simulados e criam estratégias para que os alunos se sintam confiantes diante dos desafios propostos”, afirmou.

Segundo o secretário, o fortalecimento do aprendizado matemático no Estado tem sido ampliado por meio do Programa de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), uma das ações do Programa Matemática na Rede, coordenado pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da OBMEP/ES.

Desde junho, o PicMat oferece aulas de aprofundamento e atividades científicas para mais de dois mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em polos espalhados por todo o Estado. As aulas acontecem, em sua maioria, aos sábados, e são ministradas por professores orientadores, tanto presencialmente quanto de forma virtual. A iniciativa tem como objetivo identificar talentos, estimular a participação em olimpíadas científicas e fortalecer o aprendizado matemático.

“Além de preparar os jovens para desafios como a OBMEP, o programa abre portas para novas oportunidades. Os estudantes premiados na Olimpíada poderão participar de programas de iniciação científica e receber medalhas de ouro, prata e bronze, cujos resultados serão divulgados no dia 22 de dezembro”, acrescentou o secretário.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é considerada a maior competição científica do Brasil. Nesta edição, atingiu uma cobertura recorde, com 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 57 mil escolas participantes. A primeira fase, realizada em junho, contou com a impressionante marca de 18 milhões de estudantes inscritos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard