Sedu inicia construção coletiva da Política de Formação dos Profissionais da Educação
Seguindo uma mobilização inédita de escuta e participação, a Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta quinta-feira (06), a construção coletiva da Política de Formação dos Profissionais da Educação. A ação busca reconhecer o protagonismo de quem vive o cotidiano das escolas públicas e reforçar o compromisso da Rede Pública Estadual com o desenvolvimento docente de maneira contínua, sensível e alinhada às demandas reais das unidades de ensino.
O ponto de partida desse movimento foi a Oficina de Governança, que reuniu gestores, equipes técnicas da Sedu e representantes das Superintendências Regionais de Educação (SRE) para analisar dados, desafios e resultados das formações realizadas entre 2019 e 2025.
Ao longo do encontro, os participantes debateram avanços, identificaram pontos de atenção e construíram, de maneira colaborativa, as bases de uma nova agenda de formação marcada pela corresponsabilidade e pela escuta ativa. Mais do que um diagnóstico, a oficina simbolizou o início de um percurso de fortalecimento institucional. A partir dessa etapa, o diálogo avança diretamente para dentro das escolas por meio de uma enquete online que será disponibilizada aos profissionais da rede (clique AQUI e acesse), denominada “Survey”.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a pesquisa amplia a escuta e garante transparência ao identificar necessidades, desafios e condições reais de participação nas formações continuadas. “Cada resposta representa uma vivência, um olhar e um fragmento da realidade capixaba, elementos essenciais para orientar decisões futuras”, frisou o secretário.
Paralelamente, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope) dará início aos grupos focais, que acontecerão nas instalações da instituição, reunindo profissionais de todas as SRE.
“Participam técnicos de formação, gestores escolares, coordenadores, pedagogos e professores de diferentes áreas do conhecimento. Nessas rodas de conversa, mediadas por facilitadores, ideias ganham sentido e experiências se transformam em caminhos possíveis. O objetivo é compreender, em profundidade, percepções e expectativas que, muitas vezes, não aparecem em pesquisas quantitativas”, destacou a gerente de Qualificação Profissional, Karina Garcia Alves Zago.
Em seguida, a gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério, Elimar Ponzzo Dutra Leal, ressaltou que a consulta diagnóstica, que está sendo construída em 3 etapas, sendo a survey, em larga escala, os grupos focais e a oficina de governança, é um marco importante para a Rede Estadual capixaba, pois, irá suscitar as necessidades formativas dos educadores da rede, de quem faz a educação acontecer lá nas escolas, trazendo indicativos de como a prática pedagógica poderá ser aprimorada tendo em vista o desenvolvimento profissional, agregando muito valor à construção da política de formação.
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