Sedu divulga resultados do Diagnóstico do Estado Nutricional dos estudantes da Rede Estadual
.png?v=638900854769110390)
A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (06), os resultados do Diagnóstico do Estado Nutricional dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, realizado durante a "Semana da Nutrição na Escola", no mês de março deste ano. A ação, que envolveu escolas de todas as regiões do Espírito Santo, permitiu a análise do perfil nutricional de, aproximadamente, 150 mil estudantes.
Coordenado pela gerência de Apoio Escolar, o levantamento contou com a coleta de dados feita pelas próprias unidades de ensino e a posterior análise técnica da equipe da Sedu. O resultado é um retrato amplo e detalhado do estado nutricional dos alunos, com informações organizadas por diversos níveis, a fim de oferecer uma base sólida para o planejamento de ações mais eficazes no campo da saúde e da educação alimentar.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que, mais do que mapear índices, o diagnóstico faz parte de uma política mais ampla de promoção à saúde dentro das escolas. “Durante a Semana da Nutrição, ações de Educação Alimentar e Nutricional foram desenvolvidas pelas unidades de ensino, com apoio da equipe técnica. Atividades educativas, conversas sobre alimentação saudável e práticas de incentivo a hábitos mais equilibrados fizeram parte da programação, fortalecendo o papel da escola como espaço de formação integral dos alunos”, afirmou o secretário.
A subgerente de Alimentação Escolar, Fernanda Grazziotti, destacou que os dados mostram que a maioria dos estudantes (65,08%) apresenta estado nutricional adequado (eutrófico). Entretanto, o diagnóstico também revelou a existência de desafios importantes: 17,94% dos alunos estão com sobrepeso, 9,60% apresentam obesidade e 3,57% foram identificados com obesidade grave. Por outro lado, também foram registrados casos de magreza (2,84%), magreza acentuada (0,86%) e baixo peso (0,12%), o que indica a presença de diferentes formas de insegurança alimentar entre os estudantes capixabas.
“A escola é um espaço estratégico para promover saúde e o diagnóstico nos ajuda a entender melhor a realidade dos nossos estudantes para que possamos atuar de forma mais assertiva. Esses dados são fundamentais para direcionar políticas públicas mais eficientes e garantir uma alimentação escolar cada vez mais adequada às necessidades dos alunos”, disse a subgerente Fernanda Grazziotti.
Para conferir os resultados completos, acesse o “Painel de diagnóstico nutricional dos estudantes da Rede Estadual do Espírito Santo” aqui.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707