15/07/2010 12h00 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Secult resgata obras de Maurício de Oliveira no disco 'O Pescador de Sons'

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o intuito de iniciar um projeto de expansão do legado de um dos mais importantes violonistas do Espírito Santo, firmou parceria com a produtora Cena Cult, para reeditar o CD “Maurício de Oliveira - O Pescador de Sons - Concerto 2010". O trabalho será apresentado nesta quinta-feira (15), durante o concerto em homenagem ao instrumentista, no Theatro Carlos Gomes, a partir das 20 horas.

Foram prensadas mil cópias do CD, composto por 13 músicas, todas de autoria de Maurício de Oliveira. A primeira faixa é a “Canção da Paz”, sua composição mais conhecida. Já a última, apresenta uma entrevista com o músico, gravada originalmente em fita cassete em 2001, concedida ao jornalista, poeta e produtor cultural Marien Calixte, que produziu e dirigiu essa reedição. A primeira versão do disco foi lançada em 2002, e acompanhava a biografia “O Pescador de Sons”, sobre a vida e a obra do músico, também publicada por Calixte.

Concerto

O concerto ‘Maurício de Oliveira - O Pescador de Sons’ é uma homenagem da família Oliveira ao violinista, que no próximo dia 19 de julho completaria 85 anos. No show o público poderá conferir as principais obras compostas pelo mestre, além das duas composições inéditas “Choro Para Antônia” e “Prelúdio em Si Menor”. O projeto também tem o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Para a execução das músicas, o concerto contará com o Regional Tião Oliveira e a Orquestra de Câmara, regida pelo maestro Helder Trefzger. Além disso, haverá participações especiais das cantoras Ava Araujo e Nathércia Lopes.

Confira, abaixo, algumas datas marcantes na vida e na obra de Maurício de Oliveira:

- 1925. No dia 19 de julho nasce, em Vitória, Maurício de Oliveira, oitavo filho de Sebastião Rodrigues de Oliveira e Maria de Oliveira.

- 1931: Maurício passa a tocar cavaquinho.

- 1935: Forma dupla com o irmão mais velho, José.

- 1940: Passa a tocar cavaquinho na recém-fundada Rádio Clube do Espírito Santo, ao lado de Luiz Noronha e José de Oliveira (violões), Claudionor (bandolin), Nelson (pandeiro), Gefa (flauta) e Gentil (clarinete).

- 1947: Aos 21 anos, casa-se com Luiza.

- 1952: É o primeiro capixaba a gravar um disco, um compacto simples com duas músicas.

- 1955: Vai para Varsóvia (Polônia) participar do 5º Festival Mundial da Juventude. Toca Chopin, Bach e a de sua autoria, "Canção da Paz", que fica em segundo lugar.

- 1960: Grava o disco "Maurício de Oliveira e seu Violão".

- 1963. Recebe o prêmio Estácio de Sá (Rio de Janeiro) por sua atividade artística ao lado do Conjunto Hélio Mendes.

- 1970: Grava o disco "Recital Brasileiro - Concerto de Violão, de Heitor Villa-Lobos"

- 1971: Grava disco em homenagem a Dilermano Reis.

- 1979: Torna-se professor titular da cadeira de violão da então Escola de Música do Espírito Santo.

- 1980: Grava o disco "Maurício de Oliveira interpreta Ernesto Nazareth"

- 1982: Torna-se diretor da Escola de Música do Espírito Santo.

- 2001: No dia do aniversário de 450 anos de Vitória, é convidado para a reinauguração da concha acústica do Parque Moscoso.

- 2006: É o homenageado do Prêmio Taru, no Theatro Carlos Gomes. Na ocasião, o violonista Turíbio Santos executa pela primeira vez "Seu Maurício".

- 2007: Lançado o documentário "O Pescador de Sons", de Cloves Mendes, que conta a história do violonista.

Maurício de Oliveira - O Pescador de Sons
Data: quinta-feira (15)
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória.
Entrada Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 19 horas na bilheteria do Theatro, no dia do evento.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim