20/10/2017 16h59

Secretário destaca sucesso da Rede Cuidar em prestação de contas na Ales

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta sexta-feira (20), o secretário Ricardo de Oliveira prestou contas do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no segundo quadrimestre de 2017. Na apresentação, o secretário apresentou os projetos e as ações da pasta, e reafirmou que o foco de todos os esforços está na melhoria do atendimento às pessoas.

“Estamos investindo em planejamento e gestão responsável. Estamos ampliando o acesso, aumentando o número de consultas e exames e humanizando o Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalhamos para que o SUS funcione, que tenha maior resolutividade, que aumente a qualidade de vida das pessoas. Esse é o nosso maior objetivo, cuidar das pessoas”, ressaltou Oliveira.

A Rede Cuidar foi um dos principais destaques da apresentação. O secretário de Estado da Saúde explicou que a Rede Cuidar é um modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. Uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

Segundo Oliveira, o foco, no momento, está nos dois primeiros níveis de atendimento, a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada, mas ele afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde não está se esquecendo de trabalhar a Atenção Hospitalar. “Resolvemos começar pela Atenção Primária porque é nos serviços básicos de saúde que se resolve 80% dos casos, e mais 15% na Atenção Ambulatorial Especializada. Mas a Atenção Hospitalar está em nosso radar, prova disso é o plano diretor dos hospitais, que já está sendo discutido”, comentou Oliveira.

Oliveira lembrou que todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, onde a unidade já está instalada, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

O secretário ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando para melhorar o sistema de saúde como um todo, investindo para tornar a gestão mais eficiente e para ampliar o acesso aos serviços. Ele enfatizou que esse é um trabalho não só da Sesa, mas também dos hospitais filantrópicos, do Conselho Estadual de Saúde, das prefeituras, enfim, é um trabalho feito a muitas mãos.

“Para que o SUS funcione, precisamos trabalhar em conjunto, e é isso o que estamos fazendo. O passo que dado em Nova Venécia com a implantação da Rede Cuidar foi importantíssimo, e convido a todos para visitar a unidade. Não precisa nem de 1 hora, bastam 10 minutos para que vocês vejam a transformação que podemos juntos realizar no Sistema Único de Saúde do Espírito Santo”, completou o secretário.

Oliveira informou que unidade da Rede Cuidar instalada em Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, completou o primeiro mês de funcionamento no dia 18 de outubro com 100% de satisfação dos usuários, conforme apontou pesquisa realizada na unidade. Neste período, 589 pacientes foram atendidos no local, 4.572 consultas e exames foram realizados e 4.712 procedimentos de enfermagem foram feitos, entre aferição de temperatura e pressão arterial.

“Essa primeira experiência com a Rede Cuidar pode se resumir em uma palavra: educação. Nós precisamos preparar sempre os nossos profissionais e nós precisamos educar as pessoas sobre saúde”, argumentou o secretário.

Homenagem

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, iniciou a apresentação da prestação de contas lembrando o ex-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), Luiz Nivaldo da Silva, falecido no dia 27 de agosto.

“Provavelmente, uma das pessoas que mais trabalharam e lutaram por um SUS mais humano. Ele trabalhou pelo atendimento filantrópico, nunca esquecendo que o SUS é um sistema único e integrado. A minha prestação de contas é mais uma prova de que o SUS é um trabalho em conjunto, e poucos entendem isso tão bem quanto entendia Luiz Nivaldo”, disse o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br