04/08/2017 16h35

Secretário destaca redução de mortalidade infantil e ampliação da oferta de serviços em prestação de contas

Apesar da crise, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conseguiu conservar sua saúde financeira, manter a estrutura de serviços para a população e avançar na execução dos projetos e na melhoria dos indicadores de saúde. Esta foi a mensagem que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, transmitiu, na manhã desta sexta-feira (04), durante a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano, realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Um dos destaques da apresentação foi a redução da mortalidade infantil. No primeiro quadrimestre de 2016, foram registradas 12,58 mortes para cada grupo de 1.000 nascidos vivos. Já no primeiro quadrimestre de 2017, 9,51 mortes para cada 1.000 nascidos vivos. “Conseguimos baixar a mortalidade infantil para a casa de um dígito. Isso é motivo de comemoração. Com a estratégia da Rede Cuidar, vamos reduzir ainda mais esse indicador”, destacou o secretário.

Estiveram presentes na prestação de contas Bartolomeu Martins, representando o Ministério da Saúde; o promotor de Justiça Gilberto Moreli; Carlos Magno Dalapicola, presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES); Sirlene Mota, representando os hospitais filantrópicos; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joseni Valim de Araújo; diretores de hospitais e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.

Oliveira ressaltou que não adianta olhar para a atenção primária, a atenção ambulatorial especializada e a atenção hospitalar isoladamente. A Rede Cuidar, segundo ele, é um conceito de trabalho e de atendimento que integra os três níveis de atenção. O secretário defendeu que a atenção primária é a base do sistema de saúde e é quem ordena grande parte dos atendimentos da atenção ambulatorial especializada e da atenção hospitalar, por isso tem sido o foco inicial dos esforços da Sesa.

“Esse projeto vai reorganizar toda a rede de atenção à saúde. O SUS trabalha em rede. Com a Rede Cuidar, o cidadão vai ter atendimento na sua região, de forma humanizada, com equipe multiprofisisonal, terá um plano de cuidados, ou seja, muito mais qualidade de vida”, complementou.

O secretário comentou, ainda, que a Saúde tem uma demanda diária muito grande e que precisa ser resolvida. Na apresentação, ele citou os números referentes a consultas, exames e internações como prova de que o sistema funciona, apesar de estar precisando de planejamento e governança para alcançar resultados efetivos na prestação de serviços. “No primeiro quadrimestre deste ano, oferecemos 3.227.217 consultas, 6.840.986 exames e foram realizadas 74.638 internações. Isso é SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS funciona. Com esses números, como dizer que o sistema não atende?”, questionou.

Outros números que tiveram destaque na prestação de contas do secretário de Estado da Saúde foram os da judicialização. Oliveira mostrou que de 2011 a 2016 o número de processos judiciais com solicitações de medicamentos, internações e outros pedidos cresceu 330%. As demandas judiciais, muitas vezes inadequadas, defendeu o secretário, causaram um impacto financeiro de R$ 18,6 milhões na pasta no primeiro quadrimestre deste ano.

Mutirões

O secretário lembrou também dos mutirões lançados em julho com o objetivo de zerar, até o mês de dezembro, as filas de espera por cirurgias oftalmológicas e por cadeiras de roda, órteses e próteses. No relacionado a oftalmologia serão realizadas 6.510 cirurgias eletivas (aquelas que não são de urgência), beneficiando 3.600 pacientes de todo o Estado até o final do ano. Serão ofertadas cirurgias de catarata (3.780), pterígio (2.400), vitrectomia (210) e estrabismo (120) nos Hospitais Evangélico de Vila Velha e de Cachoeiro de Itapemirim. O investimento será de R$ 6.115.058,99 sendo R$ 4.819.778,99 do Governo Federal e R$ 1.295.280 do Governo Estadual.

Já o mutirão de reabilitação – realizado por meio do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) – vai beneficiar 6.521 pacientes adultos, jovens e crianças de todo o Estado com a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Será investido o valor de R$ 5.457.520,49 (Recurso Federal: R$ 2.805.666,72 / Recurso Estadual: R$ 2.651.853,77).

Leitos

A ampliação do número de leitos também foi destaque na prestação de contas do secretário de Estado da Saúde. Um dos cases citados pelo secretário Ricardo de Oliveira foi o do Hospital Estadual Infantil de Vitória. Ele ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades, a obra no Hospital da Polícia Militar – em Bento Ferreira – para a transferência do pronto-socorro do Hospital Infantil está avançando em tempo recorde. Com a conclusão da obra, serão acrescentados mais 130 leitos ao total dos já existentes no hospital infantil.

O secretário lembrou ainda que, com a área do pronto-socorro livre no edifício localizado no bairro Santa Lúcia, o espaço será ampliado e reformado para receber os leitos de hospital dia da oncologia, que são utilizados pelos pacientes que vão ao hospital para tomar medicação e voltam para casa no mesmo dia. As modificações vão permitir acomodar melhor os pacientes e seus acompanhantes, além de tornar o ambiente de trabalho mais funcional e acolhedor para os profissionais do setor oncológico.

Oliveira concluiu a apresentação com entusiasmo, deixando transparecer sua convicção no trabalho que está sendo realizado pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde. “O SUS tem deficiências e estamos trabalhando para corrigi-las. Mas a mensagem que deixo é esta: o SUS funciona”, finalizou o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246