12/09/2025 10h32

Saúde promove Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Estadual de Prevenção e Atenção às Intoxicações (NEPAINT) e Regionais de Saúde, promoverá a Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos, que tem início na próxima segunda-feira (15) e prossegue até o dia 20 de setembro. A temática da Semana é "Acidentes por Animais Peçonhentos: A Informação Protege, A Prevenção Salva".

A iniciativa busca alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção de acidentes com serpentes, aranhas e escorpiões; preparar profissionais de saúde para o atendimento adequado, além de celebrar o Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos, no dia 19 de setembro — data instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece os acidentes por picadas de serpentes como um problema de saúde pública. A mobilização inclui palestras, oficinas, exposições e ações educativas em diferentes municípios.

Segundo a chefe de núcleo do NEPAINT, Joanina Bicalho Valli, a campanha tem papel estratégico. “A Semana Estadual de Prevenção é uma oportunidade de reforçar a educação em saúde e a importância da prevenção. Os acidentes por animais peçonhentos são um problema de saúde pública que afeta populações em áreas rurais e urbanas. A conscientização e a prevenção são cruciais para reduzir o número de acidentes e mortes. Nosso compromisso é ampliar a informação para a população e apoiar a rede de saúde para que o atendimento seja cada vez mais ágil e eficiente, fortalecendo um compromisso que o Brasil assumiu com a Organização Mundial da Saúde”, detalhou Joanina Bicalho Valli.

A meta global para os acidentes ofídicos é a redução em 10%, o coeficiente de incidência de acidentes ofídicos, e, em 50%, a mortalidade e as sequelas permanentes ocasionados por estes acidentes até 2030. “Para isso, o Programa de Estadual de Vigilância e Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos tem articulado com setores da saúde de regionais e municípios do Estado para o planejamento e execução de ações que possam apoiar a meta global, bem como a redução de casos e morbimortalidade de outros acidentes de grande relevância, a exemplo dos escorpiônicos. A participação de setores afins à saúde é fundamental nesse processo, como secretarias de obras, de meio ambiente e da educação, além de representantes da sociedade civil”, reforçou o médico e referência técnica estadual do Programa, Nixon Souza Sesse.

Dados

No Espírito Santo, de acordo com dados do Centro de Assistência e Informação Toxicológica (Ciatox - ES), entre janeiro e agosto deste ano, 5.665 pessoas sofreram algum tipo de acidente com animal peçonhento, sendo 479 causados por serpentes, 346 por aranhas, 3.945 por escorpiões. No ano passado, em 2024, no mesmo período, foram registrados 4.804 acidentes por animais peçonhentos, sendo 494 causados por serpentes, 424 por aranhas e 3.065 por escorpiões.

Em relação ao mesmo período de 2024, houve aumento de 17,92 % nos registros de animais peçonhentos, sendo 28,71% de acidentes com escorpiões, e queda de 3,04% nos acidentes por serpentes e 18,4% nos acidentes por aranhas.

Onde procurar ajuda

Em caso de acidente com algum animal peçonhento, a vítima deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica. Para os casos que necessitam de soro antiveneno, o Estado conta com uma rede de serviços de saúde com estoque do imunobiológico, como pode ser conferido na página do CIATox-ES: https://shre.ink/soroantiveneno.

"Os acidentes ofídicos exigem atendimento rápido e especializado. Quanto antes a vítima chega a uma unidade de saúde e recebe o soro adequadamente indicado, maiores são as chances de recuperação sem complicações. O CIATox-ES está à disposição em tempo real para salvar vidas. Trabalhamos em plantão de 24 horas por dia para orientar profissionais e a população sobre acidentes ofídicos e também por intoxicações diversas", explicou o médico Nixon Souza Sesse.

Conheça o Ciatox-ES: https://ciatox.es.gov.br/. Em caso de acidentes, ligue 0800 283 9904 para receber orientações de profissionais do CIATox-ES. A ligação é gratuita.

Confira a programação da Semana Estadual de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos:

13/09 – Sábado

8h – Itaguaçu - Estande Temático sobre acidentes com animais peçonhentos nas proximidades da feira livre, no bairro Centro e entrega de panfletos a população em parceria com os agentes comunitários de saúde, para orientações de prevenção deste agravo.

8h – Ibiraçu -  Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos para usuários do pronto atendimento do município com apresentação de espécimes de escorpiões capturados, fotos de capturas, entrega de material informativo e roda de conversa.

15/09 - Segunda-feira

8h – Em Afonso Cláudio - Postagens informativas ao longo da semana nas redes sociais da prefeitura e unidades de saúde. Boletim Epidemiológico enviado ao site da prefeitura. Participação em rádios locais com entrevistas de profissionais da saúde e vigilância epidemiológica local.

8h – Venda Nova do Imigrante - Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos realizados por funcionários da Fazenda Pindobas, e ação de controle e captura.

9h – Em Viana - Inauguração do banco de soro antiveneno no Pronto Atendimento Arlindo Villaschi.

14h – Em Viana - Exposição de animais peçonhentos e orientações preventivas para 150 alunos da Escola de Ensino Fundamental Washington Martins Filho.

16h – Vila Velha – exposição de animais peçonhentos e orientações preventivas para alunos UMEI Professora Normília Cunha dos Santos.

15 a 19/09 – Segunda a Sexta-feira

8h – Itaguaçu - Palestras nas escolas das redes municipal e estadual de ensino, sobre a prevenção e os cuidados inerentes aos acidentes por animais peçonhentos.

8h – Marechal Floriano - Ação de conscientização nas 09 Unidades Básicas de Saúde do município em parceria com enfermeiros das UBS’s.

8h – Venda Nova do Imigrante - Ação educativa na sala de espera da Unidade de Saúde do Caxixe, área, predominantemente, rural.  

16/09 - Terça-feira

8h – Afonso Cláudio - Roda de conversa nas Unidades de Saúde com usuários da Atenção Primária (APS), sobre prevenção de acidentes com escorpiões e serpentes, envio de Folder digital pelas ACS as famílias cadastradas das áreas (16 ao dia 20/09).

9h às 15h – Vitória - Exposição no hall da Secretaria da Saúde (Sesa) Enseada.

Apresentação de materiais educativos, espécies de serpentes conservadas e informações sobre prevenção de acidentes ofídicos, voltada para servidores e visitantes.

16h – Cariacica - Capacitação para profissionais de saúde sobre notificação e manejo adequado de acidentes por animais peçonhentos no PA do Trevo em Alto Laje.

17/09 - Quarta-feira

8h – Brejetuba -  Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos nas escolas e comércio local com entrega de material informativo.

8h – Ibatiba - Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos para estudantes de escola da zona rural do distrito de Criciúma, com foco principal nos escorpiões, acidente mais frequente na região.

9h – Cariacica - Reunião sobre o fluxo do soro antiveneno no Espírito Santo, com participação presencial e transmissão para os 78 municípios capixabas. Direcionado a profissionais de saúde sobre diagnóstico, manejo clínico e protocolos de tratamento dos acidentes ofídicos, com orientação sobre o uso correto do soro antiveneno.

13h – Conceição do Castelo – Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos nas escolas e comércio local com entrega de material informativo. 

18/09 - Quinta-feira

8h – Cachoeiro do Itapemirim -  Oficina de capacitação em educação em saúde sobre animais peçonhentos, voltada a profissionais da rede de saúde e educação - ação da SRSCI.

8h e 14h – Fundão -  Capacitação em controle e captura de escorpiões com agentes de endemias e residentes do ICEPi - ação da SRSV.

9h – Guarapari - Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos junto aos visitantes do Estande da Vigilância ambiental na praça principal da cidade em Muquiçaba, no dia do evento que marca também as comemorações da festa da cidade.

13h – Guarapari - Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos de casa em casa no bairro Jardim das Palmeiras, onde ocorre a maioria das notificações de acidentes ou notificações de presença de animais peçonhentos. 

16h – Cariacica - Capacitação para profissionais de saúde sobre notificação e manejo adequado de acidentes por animais peçonhentos no PA do Trevo em Alto Laje.

19/09 - Sexta-feira

8h – Afonso Cláudio - Mutirão Intersetorial de Limpeza Urbana em parceria com a Secretaria de Obras e Limpeza Urbana para mutirão de limpeza de terrenos baldios e remoção de entulho, em áreas com maior incidência de escorpiões. Ação educativa com agentes comunitários durante o mutirão para orientar moradores sobre cuidados com lixo, entulhos e criadouros de escorpiões.

8h – Santa Teresa - Ação educativa de prevenção de acidentes por animais peçonhentos em São João de Petrópolis, na sede, com foco na prevenção e conscientização sobre animais peçonhentos (roda de conversa e abordagem porta a porta).

26/09 – Sexta-feira

8h - Itaguaçu – Capacitação com os Profissionais da Enfermagem, notificadores do agravo tanto da atenção primaria quanto da Unidade de Urgência e Emergência, no intuito de sanar dúvidas e abordar aspectos conceituais destes animais e dos acidentes no intuito de melhorar o preenchimento da ficha de notificação.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard