Saiba como solicitar autorização do Iema para realizar pesquisas em unidades de conservação estaduais
.png?v=638919071913182970)
Pesquisadores interessados em desenvolver estudos científicos em Unidades de Conservação (UCs) do Espírito Santo precisam solicitar autorização ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O processo é obrigatório, assegurando que as pesquisas sejam realizadas de forma legal, organizada e com responsabilidade ambiental.
Além disso, permite que a informação gerada seja utilizada na gestão da própria unidade de conservação. A autorização também possibilita o apoio do Instituto durante a pesquisa, como a disponibilização de infraestrutura local (alojamento e transporte, quando possível).
A solicitação deve ser encaminhada por pesquisadores com vínculo empregatício em instituições de pesquisa ou pós-doutores, desde que indiquem um corresponsável vinculado. Também podem solicitar a autorização, pesquisadores vinculados a instituições e organizações não governamentais, sejam eles do Espírito Santo, de outros estados ou até mesmo do exterior.
Como solicitar?
Basta acessar o site oficial do Iema e selecionar a opção “Serviços E-Docs” na barra lateral do site. Será exibida uma série de serviços digitais que o órgão oferece. Basta procurar a opção “Autorização para Pesquisa e Estudos em Unidades de Conservação” e preencher o requerimento.
Durante o trâmite, é possível acompanhar o andamento do processo pelo E-Docs. Caso aprovado, o pesquisador terá acesso à Autorização digital, que deve ser mantida em mãos durante as atividades de campo. O documento é válido pelo período estipulado e pode ser prorrogado mediante solicitação.
Savana Nunes, servidora responsável pelo Núcleo de Informação e Conservação de Biodiversidade (Nubio), reforça que o atendimento às condicionantes da Autorização é essencial para o desenvolvimento das pesquisas ou para a realização de projetos futuros.
Savana ainda destaca a relevância da atuação acadêmica para as unidades de conservação. “As pesquisas em vários temas podem trazer grandes contribuições às unidades de conservação. Entendemos essa relação como uma via de mão dupla onde todos ganham. Sendo assim, o processo de autorização é fundamental para que as pesquisas científicas ocorram de forma organizada e em conformidade com a legislação ambiental."
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES