Regional Metropolitana de Saúde contabiliza mais de 33 mil agendamentos em teleconsulta

O atendimento remoto com médicos em 18 especialidades já chegou definitivamente aos 78 municípios do Espírito Santo, mostrando a força da tecnologia e da inovação em prol da saúde dos capixabas. O serviço, que começou em janeiro de 2025, contabiliza mais de 33 mil agendamentos realizados na região Metropolitana de Saúde, que atende 23 municípios capixabas, e conta com 30 salas de teleconsulta.
O serviço de teleconsultas no Estado entrou agora em sua segunda fase. Além do aprimoramento, buscando proporcionar cada vez mais qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, como também sua ampliação conforme sinalização dos municípios para a necessidade de salas em distritos mais distantes da sede, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem avaliado todos os pontos do serviço.
Na última quarta-feira (13), por exemplo, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, esteve em visita às salas de teleconsulta de João Neiva e Ibiraçu, municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde e falou sobre os próximos passos de qualificação do serviço. “A ideia, agora, é observar como os pacientes estão em relação ao atendimento por teleconsulta, porque estamos sentindo que ainda há uma barreira que precisamos derrubar, que é a do paciente achar que, ao comparecer na teleconsulta, será atendido por inteligência artificial”, disse Hoffmann.
De acordo com o secretário, esse é um pensamento que, muitas vezes, pode atrapalhar no comparecimento do paciente na teleconsulta. Ele explicou que os atendimentos são realizados por médicos qualificados dentro das 18 especialidades ofertadas e que no Estado há ainda um diferencial. “Um diferencial muito importante no caso do serviço no Espírito Santo: um enfermeiro na sala acompanhando a consulta para que o paciente saia de lá sem nenhuma dúvida”, ressaltou.
Além disso, Hoffmann contou que, apesar da barreira encontrada, durante as visitas aos municípios, ao conversar com os pacientes, tem percebido a aprovação daqueles que utilizam o serviço. “Eles saem das consultas satisfeitos, dizendo que no começo até estranham um pouco, mas, na medida em que tudo vai acontecendo, vão assimilando e percebendo que a distância entre médico e paciente não interfere na qualidade do serviço e que o fato de não precisar se deslocar para a Grande Vitória é um grande benefício que a tecnologia está proporcionando”, pontuou o secretário.
A visita também contou com a presença do superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati. “Agora, após seis meses de serviço, é hora de avaliar algumas dificuldades que conseguimos detectar na teleconsulta para deixar o serviço bem alinhado, como, por exemplo, a questão do absenteísmo. Estamos alertando os pacientes que a falta deles faz falta e que é muito importante, ao confirmarem a teleconsulta, que compareçam no dia e na hora certa no local determinado, e, no caso de desistência, que avisem com antecedência o não comparecimento, dando chance a outro usuário que está aguardando a sua vez de ser atendido”, frisou Vimercati.
O superintendente também faz um alerta para que os pacientes vejam se os seus dados cadastrais estão atualizados. “E isso, agora, pode ser feito sem sair de casa: basta acessar o portal Integra Saúde. Muitos pacientes que estão aguardando uma consulta, um exame ou uma cirurgia não estão sendo encontrados por conta de número de telefone não atualizado, nos impossibilitando de entrar em contato e avisando sobre o agendamento sobre o procedimento aguardado”, disse.
Para atualização do cadastro, é fácil. Ao acessar https://integra.saude.es.gov.br, o usuário é direcionado ao Gov.br, onde é só colocar o login e a senha cadastrados (caso não tenha feito o cadastro no Gov.br, é só realizar). Em seguida, ele é direcionado ao Integra. Na coluna, à esquerda, é só clicar em “Meu Perfil” e colocar as informações que estão desatualizadas.
Pacientes falam de suas teleconsultas
O aposentado Luiz Deolindo, 72, morador de João Neiva, que, pela primeira vez, esteve em uma sala de teleconsulta com um endocrinologista, disse que achou um pouco diferente, mas que foi ótimo. “Gostei muito, espero que todos os ‘postinhos’ de João Neiva tenham essa consulta. Foi diferente estar distante do médico, estranhei um pouco, mas a enfermeira ajudou cem por cento. Saí sem dúvidas e estou só aguardando a receita para voltar pra casa”, contou.
“A consulta foi excelente, o médico fez várias perguntas e eu falei dos medicamentos que tomo. Ele me orientou a seguir uma dieta e passou uma outra medicação, vou seguir tudo à risca e voltar daqui uns 30 a 60 dias, após fazer os exames pedidos”, disse Agostinho Resende, também morador de João Neiva.
Investimento
A conquista do atendimento remoto nos 78 municípios faz parte do pacote anunciado pelo Governo do Estado em dezembro passado, de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Estado em 2025. No caso das teleconsultas, o montante contratado pela Secretaria da Saúde (Sesa) para todas as regiões prevê investimentos de R$ 16,6 milhões para a oferta de 250 mil consultas em especialidades médicas.
Outras visitas
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, também fez visitas a duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em João Neiva, dentro do Programa APS +10 de construção de UBSs em parceria com os municípios. O objetivo é fortalecer a Atenção Primária. Foram visitadas uma no distrito de Demétrio Ribeiro e outra no bairro Floresta, com expectativa de serem inauguradas no prazo de 30 a 60 dias.
Já em Ibiraçu, Hoffmann visitou uma UBS contemplada na nova etapa do Plano Decenal APS +10, anunciada em um evento nesta semana pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Um repasse de R$ 1 milhão para 67 municípios realizarem obras de reformas.
Ainda foram visitados o hospital de João Neiva e o de Ibiraçu. Todas as vistas também contaram com a presença do subsecretário de Estado de Contratualização em Saúde, Heber Lauar.
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