18/08/2025 14h52 - Atualizado em 18/08/2025 16h11

Rede de fibra óptica do Governo do Estado passa de 1.000 links ativados

A rede de fibra óptica do Governo do Estado alcançou a marca de 1.065 links ativados, abrangendo repartições públicas na Região Metropolitana da Grande Vitória (RGMV) e no interior do Espírito Santo.

Todos os 78 municípios capixabas já estão conectados à infraestrutura de alta velocidade do Poder Executivo Estadual. Esse alcance é resultado do Projeto ES Digital, gerenciado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e responsável por viabilizar a ativação de 630 links em cidades do interior.

Os órgãos conectados a essa estrutura contam com uma velocidade de acesso à internet de 1 gigabit por segundo (Gbps). Esse cenário contribui para escolas, delegacias, Ciretrans, hospitais e outras repartições estaduais conseguirem mais agilidade e produtividade na execução dos serviços.  

Com a rede de fibra óptica governamental, os sistemas corporativos, hospedados no Data Center do Estado, alcançam uma melhor performance. Além disso, permite que os órgãos estaduais copiem de maneira mais rápida grandes volumes de dados, como backups, fotos e vídeos.

Mais uma vantagem da rede de fibra óptica do Governo é possibilitar o acesso em tempo real às imagens de câmeras de videomonitoramento. Esse fator propicia que os serviços de segurança pública tenham um desempenho melhor no combate à criminalidade.

A rede também viabiliza o emprego da telefonia VOIP e a realização de videoconferências. Esse aspecto colabora para tornar a comunicação mais ágil entre os servidores públicos e diminui as despesas com viagens e deslocamentos para reuniões.

“Alcançar essa marca é mais do que um avanço tecnológico, é um marco para o Espírito Santo. Estar com todos os 78 municípios conectados à rede de fibra óptica governamental significa abrir caminho para uma gestão pública mais moderna, eficiente e, sobretudo, próxima do cidadão. Essa infraestrutura de alta velocidade nos permite oferecer serviços digitais com mais qualidade, fortalecer áreas essenciais como educação, saúde e segurança, além de criar as condições para que a transformação digital do Estado seja sentida no dia a dia da população. Tecnologia, nesse caso, se traduz em melhor atendimento, mais agilidade e mais confiança no serviço público”, destacou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard