10/09/2025 12h25

Reconhecimento Facial do Estado localiza acusado de cometer homicídio em São Paulo

A Tecnologia de Reconhecimento Facial do Governo do Estado ajudou a prender um homem que responde por homicídio em São Paulo, nessa terça-feira (09). O homem foi identificado por uma câmera em um dos Terminais do Sistema Transcol e abordado pelos policiais nas proximidades da casa dele, no Bairro das Laranjeiras, na Serra. Desde seu lançamento, o Reconhecimento Facial do Estado já identificou e possibilitou a detenção de 377 criminosos com mandados de prisão em aberto.

O homem, de 37 anos, tinha mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), pelo crime de homicídio qualificado cometido em 2011. A ordem de prisão foi emitida em fevereiro deste ano e, desde então, a polícia procurava pelo acusado.

Na tarde dessa terça-feira (09), as câmeras de um dos Terminais do Sistema Transcol identificaram o suspeito e emitiram um alerta para os operadores do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), que acionaram uma equipe da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) que estava na região. Ao verificar os dados do suspeito, a equipe constatou que ele tinha um endereço registrado no Bairro das Laranjeiras, na Serra, e se dirigiu até lá, realizando a abordagem nas proximidades da residência.

Após a confirmação da identidade e da validade do mandado de prisão, o homem foi conduzido à Delegacia Regional da Serra e, após os procedimentos de praxe, encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece à disposição da Justiça. Sua transferência para o Estado de São Paulo depende de decisão judicial.

NIR, Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial

O robustecimento do Parque Tecnológico da Segurança Pública no Espírito Santo faz parte das diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. Os investimentos tem permitido elevar a Segurança Pública capixaba a um novo patamar, unindo tecnologia, expertise e efetivo qualificado no combate ao crime.

No final de agosto, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram o Núcleo de intervenções Rápidas (NIR), a mais recente entrega do Programa Estado Presente, que funciona como centro nervoso para onde convergem todas as tecnologias inteligentes da Segurança Pública.

O NIR recebe, gerencia e atende os acionamentos provenientes dos sistemas que, atualmente, integram o Parque Tecnológico do Estado na área de Segurança Pública, tais como Totens de Segurança, Cerco Inteligente do Estado, Câmeras de Reconhecimento Facial e outros recursos. Com funcionamento ininterrupto, a unidade conta com uma Central de Monitoramento e Análise Criminal, que acompanha os dispositivos em tempo real e opera a comunicação com a população.

As Câmeras de Reconhecimento Facial funcionam em prédios públicos, locais de grande circulação de pessoas, nos dez Terminais do Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota. A tecnologia já auxiliou na identificação e prisão de 377 criminosos com mandados de prisão em aberto tanto no Espírito Santo quanto em outros Estados, cruzando imagens capturadas pelas câmeras com fotos cadastradas nos sistemas de Segurança Pública, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). A maior parte dos presos responde por crimes de tráfico de drogas, roubo, homicídio e estupro. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard