Reajuste da tarifa do gás canalizado no Espírito Santo começa a valer

A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) homologou o aumento das tarifas do gás natural canalizado, que passou a valer em 1º de maio de 2025. O reajuste tarifário foi feito após análise técnica, respeitando os contratos firmados pela ES Gás, que compra gás de supridores, como Petrobras, GALP, 3R, Shell, Origem Energia, além do contrato de transporte com a TAG.
A diretora de Gás Canalizado e Energia da ARSP, Débora Niero, explicou que o cálculo considera o preço médio dos vários fornecedores e utiliza um mecanismo chamado "Conta Gráfica" para ajustar as diferenças entre preços cobrados e os efetivamente devidos. As tabelas com os valores atualizados sem tributos e os documentos oficiais estão disponíveis no site da ARSP.
O aumento médio na tarifa para os segmentos não termoelétricos será de 6,85%, passando para R$ 2,7023 por metro cúbico, incluindo o preço da molécula do gás, do transporte, a parcela de recuperação e a margem de distribuição. O preço médio do gás subiu 7,77%, chegando a R$ 2,4022 por metro cúbico, devido a mudanças previstas contratualmente.
Em maio, também ocorre o reajuste tarifário para o segmento termoelétrico, cujo reajuste das Parcelas de Reserva e de Uso de Capacidade foi de 8,57%, com base na variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP–DI).
O reajuste tarifário a ser aplicado pela ES Gás, que faz parte do Grupo Energisa, ocorre a cada três meses para os segmentos não termoelétricos, com variações baseadas no preço do petróleo, câmbio e volume contratado, respeitando o estabelecido na Resolução ARSP N° 061/2023. O último reajuste importante foi em fevereiro de 2025, quando as tarifas caíram 7,49%, demonstrando a oscilação do mercado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
(27) 99974-9212