Programa Estado Presente consolida redução de homicídios no Espírito Santo
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, segue consolidando resultados positivos na redução da criminalidade violenta e na preservação da vida. No período de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 651 homicídios dolosos no Espírito Santo — uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 721 casos. Este resultado mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996.
Todas as regiões do Estado apresentaram redução nos registros de homicídio, com destaque para a Região Sul, que acumula queda de 32,9% no ano. Em seguida, aparecem a Região Serrana (-23,9%), Região Noroeste (-13,6%), Região Norte (-9,7%) e Região Metropolitana (-1,8%). No recorte do mês de outubro, o Estado registrou 77 homicídios dolosos — o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas de outubro de 2024, quando foram registradas 75 ocorrências.
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem sido a principal diretriz de trabalho do Governo do Estado no combate à criminalidade violenta, adotando estratégias de inteligência, planejamento e atuação integrada para reduzir homicídios em áreas de maior vulnerabilidade.
“No Espírito Santo a gente faz segurança pública com planejamento, investimentos e tecnologia. Veja como prendemos o criminoso mais procurado do Estado sem dar nenhum tiro. A redução no número de homicídios neste ano mostra como nossas forças de segurança estão trabalhando da forma correta, se antecipando às ações e tirando das ruas pessoas perigosas. Vamos seguir investindo firme em segurança, mas também no social, porque o mais importante é não deixar o jovem entrar para o crime”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Em outubro, o município de Serra, que havia registrado alta nos últimos meses, apresentou queda e fechou o mês com seis homicídios. No acumulado do ano, o município tem redução de 12%.
“Os investimentos e ações em áreas estratégicas estão dando resultado: educação, infraestrutura, saúde e melhorias que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Aliado a isso, os investimentos em segurança pública são intensos e permanentes, junto com o trabalho dedicado das nossas forças de segurança. É a presença firme do Estado. Já está claro que quem comete crime aqui será alcançado. Reconhecimento facial e outras tecnologias estão sempre evoluindo. Segurança pública é uma obra permanente, e vamos seguir trabalhando com planejamento, integração e dedicação para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, pontuou o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Feminicídios e latrocínios
Os dados de homicídios dolosos incluem os registros de feminicídio, que apresentam redução de 18,2%. De janeiro a outubro de 2025, foram 27 vítimas, contra 33 no mesmo período de 2024.
O crime de latrocínio — que não integra o total de homicídios dolosos — também apresentou queda significativa: redução de 33,3% (20 vítimas até outubro de 2025, contra 30 no mesmo período de 2024).
“O combate à criminalidade violenta se faz com estratégia, investimentos e inteligência. E isso o Espírito Santo tem. Sob a gestão do governador Renato Casagrande, e com a coordenação do vice-governador Ricardo Ferraço no Programa Estado Presente, nosso Estado se destaca positivamente no cenário nacional, protegendo vidas e reduzindo homicídios”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
