Programa busca parcerias para viabilizar soluções inovadoras para geração de energia sustentável no Espírito Santo
.jpeg?v=638828307854841480)
A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) deram um passo importante rumo à inovação e à sustentabilidade energética no Espírito Santo. Com o lançamento de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o projeto busca atrair empresas do setor energético para apresentar soluções técnicas voltadas à autogeração de energia elétrica, por meio de fontes renováveis.
O escopo da iniciativa inclui estudos de viabilidade para a instalação de turbinas geradoras in-line, que aproveitam a pressão das redes hidráulicas da Cesan, além da análise de outras alternativas tecnológicas que possam ser integradas às unidades operacionais da companhia e, eventualmente, conectadas à rede elétrica por meio da geração distribuída. O prazo para manifestação de interesse é de 30 (trinta) dias.
A Cesan já conta com resultados expressivos no uso de energia limpa. A Usina Fotovoltaica da companhia gera anualmente cerca de 11.000 MWh, o que corresponde a 55% de todo o consumo em baixa tensão. Além disso, 60% da energia consumida pela empresa vem do mercado livre, proveniente de fontes como usinas solares, eólicas, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Em 2023, a Cesan foi reconhecida com o Certificado de Energia Renovável, após reduzir 2.446 toneladas de CO₂ equivalentes em gases de efeito estufa.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, a parceria fortalece a política de incentivo a investimentos sustentáveis no Espírito Santo e reafirma o compromisso do Governo com os princípios ESG — ambiental, social e de governança —, aliando responsabilidade ambiental à eficiência econômica. “O projeto representa uma oportunidade concreta para empresas que desejam atuar em um ambiente favorável à inovação e à transição energética”, destacou.
O subsecretário de Estado de Gestão e Parcerias da Sedes, Claudio Toribio Saade, acrescenta que o PMI que busca a autossuficiência energética da Cesan é mais um projeto que demonstra as credenciais da Secretaria de Desenvolvimento. “Isso em termos de garantir a segurança jurídica e a atratividade econômico-financeira para os interessados em participar dos diversos projetos que estão inseridos no Programa de Concessões e Parcerias do Governo do Estado do Espírito Santo”, disse.
Para o presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, a iniciativa demonstra o comprometimento da companhia com a inovação e a sustentabilidade. “Com este PMI, buscamos soluções energéticas que unam eficiência econômica, responsabilidade ambiental e segurança operacional. É mais uma iniciativa que reforça nosso papel como uma companhia pública moderna, voltada para o futuro e conectada com as boas práticas globais de gestão", disse.
Interessados podem acessar o Edital por meio do site https://sedes.es.gov.br/ e apresentar suas manifestações de interesse até o dia 12 de junho de 2025 (quinta-feira). As proponentes habilitadas no PMI terão até 120 (cento e vinte) dias para desenvolver e apresentar os estudos técnicos à Sedes, órgão responsável pelo PMI. A iniciativa é uma ação que contribui para uma matriz energética cada vez mais limpa, moderna e eficiente no Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Isabella Arruda
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br