13/04/2022 16h00

Professora trabalha Modelos Didáticos com alunas da Educação Especial

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Pedro Antônio Vitali, localizado em Colatina, desenvolveu atividades práticas com alunas da Educação Especial, por meio da metodologia pedagógica Modelos Didáticos.

A ideia partiu da professora Klécia Rizzoli Rossoni, que atende as alunas Sirleia Rodrigue de Freitas Colona e Ivani Gonçalves, que têm Deficiência Visual (DV) e Deficiência Auditiva (DA), respectivamente.

“Cabe ao professor pensar, organizar e adaptar o meio no qual o aluno está inserido por meio de práticas pedagógicas, de modo a permitir as interações e garantir a aprendizagem. Para que isso aconteça, a sensibilidade e o acolhimento são fundamentais”, afirmou.

Para o desenvolvimento das atividades, a professora pôde contar com o trabalho de parceria dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a intérprete de Libras, Eliane Alves; e a instrutora de Baille, Dwane Dantas.

Para a aluna DA Ivani Gonçalves, a atividade lhe permitiu compreender melhor o conteúdo. “Eu estou me sentindo útil novamente em saber que tem alguém pensando em mim e na minha aprendizagem”, disse.

Com Ivani Gonçalves, a professora trabalhou com massa de modelar e construiu o modelo da célula animal e suas organelas. Já a aluna com DV Sirleia Rodrigue de Freitas Colona, a professora elaborou o modelo da estrutura do DNA com jujubas e bala, associando o sabor às estruturas dos nucleotídeos, que foram apresentados à aluna em alto relevo.

“Em ciências e Biologia a utilização de métodos de ensino diferenciados é importante, pois é notória a dificuldade que os alunos têm em relacionar o conhecimento científico com ações do seu dia a dia, principalmente quando se trata da Educação Especial, e por essa razão os Modelos Didáticos, como as experimentações, auxiliam nesse processo, por se tratar do lúdico como recurso pedagógico pode facilitar a relação entre os conceitos teóricos e práticos”, ressaltou a professora Klécia Rizzoli Rissoni.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard