10/09/2025 14h05 - Atualizado em 10/09/2025 16h11

Prodest promove webinar para apresentar nova versão do correio eletrônico do Governo do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu, na tarde dessa terça-feira (09), webinar para destacar as funcionalidades do Comunica ES — a nova versão do correio eletrônico utilizada por órgãos do Poder Executivo Estadual.

O analista de Tecnologia da Informação (TI) Denis Fontes foi responsável por conduzir o webinar. Ele destacou, inicialmente, a mudança no layout da ferramenta e mostrou opções para a visualização das mensagens, de acordo com as preferências dos usuários.

Também houve uma explicação sobre o recurso de chat. Nesse caso, somente é possível manter as conversas entre usuários que tenham um mesmo domínio (xxxx@prodest.es.gov.br), por exemplo. O analista ainda detalhou a funcionalidade de Porta Arquivos, que permite o compartilhamento de informações (documentos, pastas etc.) entre os usuários.

Além disso, foi mostrado como fazer edições de documentos on-line via OnlyOffice (recurso semelhante ao Google Docs). Assim, é possível criar documentos, planilhas e apresentações de forma colaborativa por meio do Comunica ES.

“Essa nova versão do correio eletrônico reflete o nosso compromisso em extrair o máximo da ferramenta e disponibilizar aos usuários opções que facilitem suas atividades diárias. É mais um indicativo de que estamos atuando com foco na melhoria contínua dos serviços de Tecnologia da Informação oferecidos aos órgãos estaduais. Fortalecer a comunicação entre os servidores públicos é essencial para aprimorar a gestão e, consequentemente, o atendimento à população”, destacou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

Para os interessados em conhecer melhor o Comunica ES, a recomendação é assistir ao Webinar que está disponível no canal do Prodest no YouTube.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard