22/08/2025 11h03
Prodest apresenta para estudantes da UVV serviços de TI

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (21), a visita de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Vila Velha (UVV).
A primeira atividade foi a exibição de um vídeo institucional que destaca os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.
Depois disso, o subgerente de Segurança da Informação do Prodest, Fabio Modenese, detalhou as ações realizadas pela Gerência de Plataforma em TIC. Atualmente, a autarquia gerencia 280 bancos de dados, com 761 Terabytes (TB) de informações estruturadas.
Modenese também afirmou que o Prodest administra 25 mil contas de correio eletrônico e armazena cerca de 14.6 Petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, localizado na sede do Instituto, em Vitória.
Segundo o subgerente, o órgão adota cerca de 2.100 máquinas virtuais que ajudam no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Ele ainda mostrou para os visitantes os alunos as soluções usadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.
“Nos últimos anos, prefeituras, governos estaduais e órgãos federais têm sido alvo de ataques cibernéticos. Esse cenário mostra como é importante adotar e investir nas melhores práticas de segurança da informação”, afirmou Modenese.
Foco no cidadão
Os estudantes da UVV também conheceram os sistemas desenvolvidos pelo Prodest com foco num melhor atendimento ao cidadão. Essa apresentação foi conduzida pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).
Soares explicou como o Instituto atua com o desenvolvimento e manutenção de sites e sistemas. Ele também apresentou várias soluções desenvolvidas e mantidas pela autarquia. Atualmente, o Prodest é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.
O analista destacou os serviços Agenda ES, E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais), Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo) e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.
Ele também abordou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). Outro destaque foi o sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).
Fibra óptica
O analista de TI Amaury Constantini Junior e o técnico de TI Gleidson de Jesus Mesquita Moreira, ambos da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic), receberam os estudantes na Sala de Controle (NOC), do Data Center do Estado.
Eles detalharam o funcionamento e os mecanismos de monitoramento rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.
“Nosso trabalho é usar recursos para melhorar continuamente o desempenho da rede de fibra óptica governamental. Também atuamos no acompanhamento das manutenções dessa estrutura, o que é muito importante para um bom atendimento aos órgãos estaduais”, afirmou Constantini Júnior.
Na avaliação do professor Edgar Salardani Senhorello, os alunos ficaram muito satisfeitos por conhecerem os procedimentos de gestão de redes e os trabalhos voltados para o desenvolvimento e manutenção de sistemas no Prodest.
Para o estudante Victor Hugo Teles, as palestras foram bastante didáticas e ajudaram a compreender melhor o funcionamento do Instituto. “Foi muito interessante também ver como o Prodest gerencia o NOC. Essa foi a parte que mais me chamou a atenção durante a visita”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br