Procon-ES e EDP realizam projeto-piloto de negociação de débitos com condições especiais
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O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), em parceria com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza entre os dias 29 e 31 de outubro, um mutirão especial para oferecer condições mais flexíveis aos consumidores com débitos em aberto com a concessionária. A ação, chamada de “Mais Valor, Menos Desperdício”, acontecerá na sede do Procon-ES, no Centro de Vitória.
O projeto está estruturado em dois objetivos principais: economia de energia e negociação de débitos. Em cada etapa, consumidores previamente selecionados e comunicados pela EDP são convidados a participar do atendimento, que será realizado exclusivamente mediante agendamento prévio pelo canal “Agende o seu Atendimento”, disponível no site procon.es.gov.br.
Durante o mutirão, os consumidores terão a oportunidade de regularizar suas pendências com condições facilitadas, como parcelamento em até 24 vezes, isenção de taxas de negociação, juros e correções, além de entrada reduzida nos casos de reparcelamento. Clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica poderão contar com descontos ainda mais vantajosos nas negociações. Todo o atendimento será realizado pela equipe da EDP, com acompanhamento do Procon-ES, garantindo segurança, transparência e suporte durante todo o processo.
Para a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, a parceria representa uma chance importante para que os consumidores recuperem sua saúde financeira. “Queremos proporcionar aos consumidores condições justas e acessíveis para regularizar suas dívidas, evitando maiores transtornos e garantindo a continuidade do serviço essencial de energia elétrica”, destaca.
Além das negociações, os participantes poderão acessar diversos serviços oferecidos pela distribuidora, como troca de titularidade, pedido de religação, atualização cadastral, orientações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, além de informações sobre consumo consciente, dicas de economia de energia e educação financeira.
Ainda, por meio do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), será possível trocar até 10 lâmpadas antigas e receber, sem custo, a mesma quantidade com tecnologia LED.
“O objetivo é trazermos facilidades aos nossos clientes para que possam regularizar suas contas de forma prática, transparente e adequada às realidades financeiras. Ainda vamos orientar sobre o consumo consciente de energia. A troca de cinco lâmpadas antigas por LED, pode reduzir o consumo em até 14% a conta de luz de uma família de baixa renda, gerando economia de cerca de R$ 26 por mês”, afirma Adilson Herzog, gestor da EDP.
Tarifa Social
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa nacional destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que concede isenção de cobrança no consumo mensal de energia até 80kWh.
Para ser incluído no benefício o cliente deve atender a algum dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Entre eles, é possuir o NIS (Número de Identificação Social) ativo e atualizado no CadÚnico, a renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário-mínimo, ou, no caso de idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, ter o número do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) atualizado; ou famílias inscritas no CadÚnico com membro que exige uso contínuo de aparelhos elétricos, entre outros.
A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios e não esteja inserido, pode solicitar por meios dos canais de atendimento da EDP. Todas as informações sobre as regras do benefício estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (27) 99772-2549, através do 0800 721 0707 e nas agências de atendimento presencial.
Vale lembrar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de consumo, basta apenas informar o vínculo com o imóvel, e que só é permitido um beneficiário por instalação elétrica. Importante também sempre manter o cadastro atualizado com o CRAS do município.
Saiba mais:
Projeto “Mais Valor, Menos Desperdício”
Data: 29 a 31 de outubro
Onde: Procon-ES - Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro de Vitória
Público: Consumidores que receberem o convite para participar
Agendamento obrigatório: procon.es.gov.br
Serviços oferecidos: Negociação de débitos, troca de lâmpadas antigas por LED, troca de titularidade, pedido de religação, atualização cadastral, orientações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica e dicas de economia de energia e educação financeira.
Informações à Imprensa:
Amanda Ribeiro
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
(27) 3134-8443 / 9 9975-2490
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