22/08/2025 16h56

Procon-ES convida consumidores a compartilharem suas experiências em voos

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), em parceria com os Procons de todo o Brasil e com a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), está realizando uma pesquisa com usuários de transporte aéreo no país. O objetivo é conhecer o perfil dos passageiros e suas experiências ao viajar de avião.

A iniciativa busca levantar dados para comparar o número de viagens realizadas com o de viagens problemáticas, além de relacionar o volume de reclamações com a quantidade de ações judiciais e verificar quantas reclamações não resolvidas resultam em processos na Justiça.

A pesquisa será feita em duas etapas: presencialmente, no Aeroporto de Vitória, e pela internet. A primeira fase já está disponível on-line e pode ser respondida até a próxima segunda-feira (25) no site procon.es.gov.br.

Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, a pesquisa tem como objetivo coletar dados sobre a experiência do consumidor brasileiro em relação aos serviços prestados pelas empresas aéreas, para subsidiar a elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor que garantam mais qualidade e segurança para os passageiros.

“É de extrema importância que o consumidor capixaba participe da pesquisa, pois assim poderemos avançar exigindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e demais legislações sobre o tema”, destacou Letícia Coelho.

Os resultados serão apresentados na próxima semana durante o XXIII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre (RS). O evento é um dos mais importantes do país na área de defesa do consumidor, reunindo representantes dos Procons, Ministério Público, juristas, gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil.

 

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