25/08/2025 14h51

Prazo para apresentação de propostas de cidade inteligente em Alegre termina na próxima terça-feira (02)

Termina na próxima terça (02) o edital que viabiliza a concessão por 25 anos para a empresa selecionada na Parceria Público-Privada (PPP) integrante do Programa ES Inteligente em Alegre. A fase marca mais uma etapa da iniciativa coordenada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que busca promover a estruturação de uma parceria para o fornecimento de Iluminação Pública, miniusinas solares e Infraestrutura de Telecomunicações.

O banco capixaba, como estruturador das PPPs para municípios e Estado, conta também com a operação do Programa pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, afirma que a parceria é muito valiosa para o município e oferece vantagens econômicas, inclusão digital, sustentabilidade com geração créditos carbono, segurança e gestão de eficiência.

“O lançamento do edital reafirma o nosso compromisso com os capixabas. Estamos orgulhosos de fazer parte de um movimento que alia tecnologia, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Alegre se coloca, a partir de hoje, entre os municípios capixabas que lideram a transformação inteligente do nosso Estado”, disse Marcos Kneip.
Relembre o que está previsto para a cidade
O projeto prevê mudanças vantajosas para o bem-estar social da região. Segundos os resultados obtidos nos estudos, Alegre terá uma economia na iluminação pública em aproximadamente 86%, além da redução de custos dos cofres públicos em cerca de 10,5%, quando os sistemas já estiverem em pleno funcionamento.

Além disso, haverá a troca de mais de três mil lâmpadas, a implantação de uma infraestrutura para uma rede de telecomunicações de 24 quilômetros de fibra óptica, 56 pontos de videomonitoramento com 85 câmeras distribuídas e 15 pontos de internet gratuita, com uma rede de informações e comunicações interligadas que atenderão às demandas de 62 prédios públicos.

A empresa selecionada na concessão ficará responsável, também, pela construção e a manutenção de uma microusina fotovoltaica de sete mil metros quadrados, com produção anual de 829,72 mil KW, que, além de implicar na redução aproximada de 27 t de CO2 por ano na atmosfera, permitirá a distribuição energética para os prédios públicos da cidade, reduzindo os gastos com energia elétrica e realocando recursos para outras áreas.

O Programa ES Inteligente
O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), tem como objetivo impulsionar a modernização dos municípios capixabas por meio de projetos estruturados de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O Bandes, como agente de governança, promove a articulação entre entes públicos e instituições reguladoras, enquanto o IPGC é responsável pela elaboração dos estudos técnicos que sustentam o projeto. Com foco em soluções integradas nas áreas de infraestrutura, energia, conectividade e gestão de resíduos, o programa já conta com a adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo e se consolida como modelo de referência em inovação, sustentabilidade e gestão pública eficiente no cenário nacional.

Saiba mais: www.bandes.com.br/municipios

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard