Plano de manejo da Área de Preservação Ambiental Pedra do Elefante finaliza sexta etapa, consultas públicas e técnicas

A Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante (APAPE) concluiu a sexta etapa do plano de manejo. Essa fase, de caráter técnico, marcou o encerramento das consultas públicas e técnicas, que envolveram a participação ativa de cidadãos, especialistas e gestores na construção de estratégias para proteger a região.
Durante o último encontro, realizado na última semana, foram identificadas as cinco principais ameaças à APAPE: incêndios florestais, visitação desordenada, coleta de plantas ornamentais e extrativismo, desmatamento e corte seletivo e caça e captura de aves. Esses desafios foram considerados os mais críticos pelos participantes, que se dividiram em cinco grupos de trabalho, organizados por afinidades, para propor soluções específicas.
Os grupos focaram na elaboração de estratégias para minimizar ou eliminar os riscos associados a essas ameaças. Além disso, estabeleceram um planejamento de longo prazo, com ações previstas para os próximos dez anos.
O gestor da APA, Thales Lacerda, explicou que as consultas públicas, realizadas ao longo do processo, foram fundamentais para garantir que a população tivesse voz ativa. “Durante esses encontros, cidadãos expressaram seus planos, receios e valores, contribuindo para que o plano de manejo reflita as necessidades e aspirações da comunidade. Já a etapa técnica, concentrou-se na escolha das melhores ferramentas e metodologias para alcançar os objetivos traçados, otimizando recursos e prazos”, afirmou Lacerda.
O plano de manejo, composto por oito etapas, estabelece diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e o equilíbrio entre atividades humanas e conservação ambiental.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema