Parque Cultural Casa do Governador realiza oficina de plantio em espaços pequenos nesta terça-feira (02)
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza nesta terça-feira (02), das 9 horas às 12 horas, a oficina “Agrofloresta em pequenos espaços – princípios, práticas e aproveitamento da produção”. A atividade faz parte do projeto “Agrofloresta e Horta Medicinal”, da Escola Viva de Artes (EVA), e tem como objetivo unir educação ambiental, regeneração do solo e valorização das práticas sustentáveis.
O encontro será conduzido por Bárbara Tupinikim e Luiz Moura, idealizadores da Escola Viva Florestas de Comida. Os participantes terão a oportunidade de aprender práticas simples de implantação e manejo agroflorestal, garantindo mais autonomia alimentar e qualidade de vida por meio do cultivo sustentável.
Relevância do projeto
O projeto “Agrofloresta e Horta Medicinal” é realizado em parceria com a Escola Viva Florestas de Comida, idealizada por Bárbara Tupinikim e Luiz Moura, e o Grupo de Extensão ESFERA (Ufes/Proex/CNPq), sob a coordenação de Raquel Garbelotti. A iniciativa propõe a criação de um espaço de aprendizado e cuidado com a terra em uma área do Parque Cultural Casa do Governador, envolvendo estudantes, especialistas e a comunidade local. Essa abordagem é coordenada por especialistas em agroecologia e etnobotânica, o que garante sensibilidade cultural, técnica e ambiental em todas as etapas do projeto.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Serviço:
Oficina “Agrofloresta em Pequenos Espaços – Princípios, Práticas e Aproveitamento da Produção”
Data: 02/12 (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque Cultural Casa do Governador - Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada gratuita e aberta ao público
Inscrições AQUI | 30 vagas
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
Melissa@parquecasadogovernador.com.br
Matheus Nobre
Matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br
