07/10/2025 16h46

Parlatório virtual será instalado no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha

Mais uma sala de parlatório virtual será implementada no sistema prisional do Espírito Santo. Uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) iniciou as tratativas para a instalação do espaço de atendimento no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV), unidade do Complexo Penitenciário Eduardo Pereira da Silva.

Para o funcionamento do atendimento virtual, as adaptações no espaço físico da unidade estão sendo realizadas na unidade, onde uma sala é montada com infraestrutura de rede segura, além de computadores e demais equipamentos que serão disponibilizados pela OAB-ES. Internos atuam nas intervenções de alvenaria e sistema elétrico. A previsão é de que a sala esteja pronta no próximo mês.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, a medida visa a superar barreiras físicas e geográficas, otimiza o trabalho dos advogados e assegura direitos aos custodiados.

“O parlatório virtual é uma solução baseada em videoconferência que permite que advogados e seus clientes conversem de forma direta e segura, reduzindo significativamente os custos e o tempo de deslocamento que impactam a rotina da advocacia criminal”, explicou o secretário Rafael Pacheco.

As regras de funcionamento do parlatório virtual foram estabelecidas entre a Sejus e a OAB-ES. O serviço vai funcionar somente com agendamento prévio e horários pré-definidos, com capacidade para até 24 atendimentos por dia. A presidente da OAB/ES, Érica Neves, destaca que o projeto vai além da praticidade. “Representa um avanço significativo na humanização do sistema prisional e na democratização do acesso à defesa”, pontuou.

Projeto-Piloto

A primeira sala de parlatório virtual no sistema penitenciário do Estado foi instalada no Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG) em outubro do ano passado. A iniciativa funcionou como projeto-piloto para avaliar a expansão do serviço para demais unidades provisórias do Estado.

O Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV) é a segunda unidade a ter o serviço implantado, mas a expectativa é disponibilizar o parlatório virtual para demais unidades desse regime.

“Assim que as obras para instalação do parlatório virtual no CDPVV estiverem concluídas, vamos avançar de forma sequencial com a implantação desse atendimento no Centro de Detenção Provisória de Marataízes (CDPM) e Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte”, afirmou Rafael Pacheco.

Em Guarapari, o Parlatório Virtual funciona em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e somente com agendamento prévio. Os atendimentos têm duração máxima de 30 minutos e são agendados pelo site da Sejus.

Para agendar, os profissionais devem estar em situação regular com qualquer seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e anexar documentação obrigatória para agendamento.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard