08/10/2025 11h38 - Atualizado em 08/10/2025 11h43

'Palco TVE' estreia com grandes shows da música capixaba, gravados ao vivo

Foto: Levi Mori

A TVE é a vitrine da arte e da cultura no Estado e a música local vai ganhar espaço ainda mais nobre. No próximo sábado (11), a emissora estreia o “Palco TVE”, que vai trazer shows de artistas e bandas do Espírito Santo gravados em grande estilo pela equipe da TVE. A atração vai ao ar semanalmente, às 20 horas.

Com a TVE, a televisão se torna o novo palco para a música do Espírito Santo!

O programa vai trazer gravações exclusivas realizadas em espaços culturais, como os teatros do Sesc Glória e o do Sesi em Vitória, parceiros da emissora, com a qualidade de imagem e de som que os amantes da boa música merecem. A cada sábado, entrarão em cena toda a energia, o talento e o carisma dos artistas, tanto nomes já consagrados da nossa música quanto destaques que despontam no cenário.
O diretor-artístico da TVE e diretor-geral do programa, Roberto Burura, recorda que a emissora já tinha a tradição de registrar apresentações de artistas do Estado, de maneira mais esporádica, na antiga atração “Cena Musical”, mas a ideia agora é manter um programa contínuo, em razão do crescimento do mercado musical local.
“Além da periodicidade, o que muda também é o investimento na captação de imagem e som. O trabalho é meticuloso, pois conversamos desde o início com os artistas, de modo a fazer uma melhor captação em parceria com o trabalho de luz e de som pensado por eles para o espetáculo. Tudo muito bem alinhado para que o telespectador e também o internauta assistam ao espetáculo em alta qualidade e da maneira como ele foi concebido pelos artistas”, conta Burura.
Ele destaca que há a possibilidade de trazer ao ‘Palco’ artistas de fora do Estado. “Mas se a TVE, enquanto emissora pública, tem a função de incentivar a arte e a cultura e se a gente tem um cenário musical pulsante, por que não privilegiá-lo”? questiona.

“No fundo, além do programa em si, estamos criando um acervo da música capixaba, filmando não apenas novas bandas, mas aquelas que fizeram a história da música no Estado”, observa Burura.

O diretor de Conteúdo e Programação, Hugo Reis, lembra que, com o lançamento do programa, a emissora colabora com os artistas locais não apenas promovendo sua visibilidade, mas também fornecendo um material de registro profissional, de promoção, que pode ser usado para compor portfólio e fechar novos negócios e parcerias. “A emissora pública do Estado faz, dessa forma, um incentivo à economia da cultura em torno da música”, enfatiza.
À parte essa vantagem, Hugo Reis acrescenta que há a possibilidade de os shows circularem em outras emissoras de TV de outros estados, por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), da qual a TVE faz parte.
Na rádio e na internet

A cada semana que antecede o programa, a Espírito Santo FM 89.1 vai antecipar algumas gravações para o público. Elas serão lançadas no programa “Ponte Aberta” e, em seguida, passarão a fazer parte da programação da rádio. A expectativa é realizar com cada artista uma entrevista no estúdio da Espírito Santo FM dias antes de sua performance no “Palco”.
O primeiro a “subir” no “Palco TVE” será o músico e compositor André Prando, com sua banda. Prando participou nessa terça-feira (07) do programa comandado por Murilo Abreu e os ouvintes da rádio já estão sendo presenteados com músicas, como “Iririu”, “Patuá” e “Voltinha de Bike” em gravações exclusivas, ao vivo.

O “Palco TVE” terá uma hora de duração na TV e versões estendidas serão disponibilizadas no canal da TVE no YouTube para que o público possa ver onde e quando quiser.
Depois de André Prando, os próximos a “pisar” no “Palco TVE” são Dan Abranches, Pé do Lixo, Garoá e os Silêncios, Casaca e Aurora Gordon, entre vários outros.
Um presente para os artistas

O cantor André Prando, atração escolhida para o lançamento do “Palco TVE”, define a criação do programa como “um presente” para a classe artística.
“Para nós, artistas, e todos os envolvidos na produção e criação de espetáculos, é muito bom saber que existe um programa que fará uma captação de altíssima qualidade. E além de captar e produzir esse material, exibir em TV potencializa nosso trabalho e ajuda na criação de material. E forma também uma cena. A partir dessa programação, as pessoas acabam conhecendo o cenário artístico do momento, que são os artistas, o quê e como estão produzindo e como eles se conectam de alguma forma. A gente fica muito feliz. É como um presente ter o material registrado e disponibilizado na programação da TVE, que sempre valoriza muito a cultura”, comemora.

André Prando é referência na cena musical do Estado e, aos poucos, ganha espaço no cenário nacional independente. Dono de uma voz e performance visceral, canta suas composições que estimulam o pensamento crítico e que causam fácil identificação com o ouvinte. Com mais de dez anos de carreira, é um cantor MPB, no sentido amplo do gênero, ou sua permissão experimental e mais viajante da sigla: Música Psicodélica Brasileira. "Iririu", seu novo show, revela a maturidade do cantor e reflete seu terceiro álbum, lançado em 2024. O espetáculo mistura ritmos variados, mostrando sua versatilidade e influências latino-brasileiras. Além das novas músicas, o espetáculo revisita clássicos de sua carreira, com produção musical do artista e de Rodolfo Simor.

No palco, a banda é formada por Rodolfo Simor na guitarra; Jackson Pinheiro no baixo, Thaysa Pizzolato no teclado; Anderson Xuxa na percussão; Natália Arrivabene na bateria; Bruno Santos no trompete; e Roger Rocha no saxofone e flauta transversal.

Serviço:
“Palco TVE”: todo sábado, a partir do dia 11 de outubro, às 20 horas, no canal 2.1 da TV aberta. As edições do programa poderão ser assistidas posteriormente também no canal da TVE no YouTube https://www.youtube.com/@tveespiritosanto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard