22/08/2025 16h49

OperaES promove agilidade e traz benefícios aos pacientes no Dório Silva

A espera por uma cirurgia, muitas vezes angustiante, tem sido transformada em uma experiência mais ágil e humanizada no Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS), localizado na Serra. Desde o lançamento do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), a unidade tem se destacado pela eficiência na gestão de procedimentos e pelo cuidado no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo um modelo de excelência em saúde pública.

A trajetória de Sueli Martins Vasconcellos, de 55 anos, ilustra esse cenário. Moradora de Vitória, Sueli foi diagnosticada com insuficiência completa da veia safena interna direita e iniciou seu atendimento. Apenas dois meses depois, em fevereiro de 2025, passou pela avaliação do cirurgião vascular, foi submetida a exames pré-operatórios e, com a agilidade do OperaES, conseguiu agendar sua cirurgia. “Fiquei impressionada com a organização e a rapidez do processo”, afirmou a paciente, que teve sua saúde restaurada.

Para que o OperaES siga tendo êxito na unidade, a equipe do ambulatório, liderada pela técnica de enfermagem Wanusa Germano, se dedica a garantir a comunicação constante com os pacientes. “Coletamos vários números de telefone para manter contato, confirmar presença e ajustar horários, evitando deslocamentos desnecessários”, explicou a profissional. Essa abordagem, segundo Wanusa, tem sido um diferencial na experiência do paciente, que agora se sente amparado a cada etapa do processo.

Em seis meses, o Dório Silva já realizou mais de 200 cirurgias, com destaque para as áreas de Cirurgia Geral e Ginecologia. Em fevereiro de 2025, o HDDS realizou 39 procedimentos; em março contabilizou 35; em abril foram 31; em maio, 19; junho com 42; e julho com 48.

A diretora técnica do HDDS, a médica Cláudia Márcia Pereira Passos, apontou os benefícios desse novo modelo de atendimento. “O OperaES tem transformado a realidade da saúde pública no Espírito Santo, proporcionando um acesso mais rápido aos procedimentos cirúrgicos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, que retornam às atividades diárias mais rapidamente”, destacou.

O diretor-geral do HDDS, Benjamim Neto, reforçou a importância da unidade dentro do plano. “O Hospital Dr. Dório Silva, administrado pela Fundação Inova Capixaba, em parceria com a Secretaria da Saúde, tem um papel central no sucesso do OperaES, fornecendo serviços cirúrgicos de alta qualidade e contribuindo significativamente para a saúde pública no Espírito Santo”, frisou.

Já a coordenadora do bloco cirúrgico, Danielle Mion, falou sobre a importância do plano para os pacientes. “O OperaES não só diminui o tempo de espera, mas também alivia a angústia dos pacientes, com um foco na melhoria da sua qualidade de vida. A dedicação da nossa equipe é fundamental para o sucesso do plano”, disse.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br


Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard