29/12/2016 16h31

Operação Verão: Ipem-ES fiscaliza estabelecimentos comerciais no litoral capixaba

Foto: Assessoria de Comunicação/IPEM

No período de segunda-feira (02) a 24 de fevereiro, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza a Operação Verão nas cidades litorâneas.

A fiscalização verifica se os instrumentos de medição regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – principalmente balanças e bombas de combustíveis –, se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro e se os produtos embalados na ausência do consumidor (pré-medidos) atendem aos requisitos técnicos e de segurança estabelecidos nas portarias do Instituto.

De Norte a Sul do litoral capixaba, os fiscais do Ipem-ES visitarão os estabelecimentos comerciais onde os instrumentos de medição regulamentados são utilizados, e onde ocorre a comercialização de produtos pré-medidos e produtos certificados e regulamentados, tais como: supermercados, padarias, restaurantes self-service, sorveterias, postos de combustíveis, materiais de construção, lojas que comercializam produtos têxteis de moda praia e lojas de utilidades.

O diretor técnico do Ipem-ES, Marcelo Ladeia, falou sobre o objetivo da ação.  “Vamos atuar fortemente para garantir que o cidadão capixaba e os turistas que visitam o Estado neste período, consumam produtos seguros e com a quantidade exata do que pretendem adquirir”.


As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES. A penalidade é definida pelo Instituto, e pode variar de advertência à multa entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, telefone 0800 039 1112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard