23/07/2010 16h35 - Atualizado em 24/01/2019 12h45

Ofes apresenta concerto no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG)

Este domingo (25) será um dia histórico para a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes). Os músicos tocarão, pela primeira vez, fora do Estado em um concerto exclusivo. A apresentação será às 20h30, no Cine-Theatro Central, de Juiz de Fora, em Minas Gerais, dentro da programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que está em sua 21ª edição.

Helder Trefzger, maestro titular da Ofes, comemora. “Estamos muito empolgados com o convite. Faremos uma apresentação para uma plateia mais exigente, que além do público habitual, também é formada por professores, músicos, solistas e maestros de todo o País e do mundo. É um orgulho representar o nosso Estado”, disse.

O Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga transforma a cidade da Zona da Mata mineira em capital do gênero no País. Começou no último sábado (17), e continua até 31 de julho. Reunirá, nestes 15 dias, músicos brasileiros e estrangeiros em mais de 40 concertos, todos gratuitos. Artistas e plateia encontram-se para concertos noturnos e vespertinos no espaço convencional dos teatros, mas também em igrejas, praças, escolas e até em agências bancárias.

Programa

A Ofes levará para Minas o “Concerto para Harpa e Orquestra”, de Radamés Gnattali, obra que será conduzida pela solista convidada Cristina Carvalho, que atua como primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

Na abertura do programa o público poderá apreciar a obra “Prelude and Fugue - The Spitfire”, do compositor inglês William Walton, composta em 1942 para o filme "The first of the few". Esta será uma das primeiras execuções desta peça no Brasil.

A “Sinfonia em ré menor” de César Franck, compositor belga, também será apresentada pela Orquestra. Esta obra é considerada uma das mais importantes e mais belas já escritas para uma formação sinfônica. A sinfonia traz o princípio cíclico, no qual os temas são recorrentes em toda a obra.

Programa:
William Walton - Prelude and Fugue "The Spitifire"
Radamés Gnattali - Concerto para harpa e orquestra
Allegro moderato
Triste
Ritmado
Solista: Cristina Carvalho (harpa)
Cesar Franck - Sinfonia em Ré menor
Lento – Allegro non troppo
Allegretto
Allegro non troppo

Serviço:
Concerto da Ofes no 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Regência: Helder Trefzger
Horário: 20h30
Local: Cine-Theatro Central – Juiz de Fora (MG)
Programação completa no site: www.promusica.org.br

 



Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard