Núcleo de Intervenções Rápidas vai centralizar recursos tecnológicos da segurança pública

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES). A ação é parte integrante da política de modernização da segurança pública com uso de tecnologias inteligentes.
O NIR funciona no prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória, e é dedicado ao atendimento de ocorrências geradas pelo uso de recursos tecnológicos na Segurança Pública. Sua criação faz parte da política de ampliação da presença do Estado nos espaços públicos e do aperfeiçoamento tecnológico da Segurança Pública, nas diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Na prática, o NIR é a unidade responsável por receber, gerenciar e atender os acionamentos provenientes dos sistemas que, atualmente, integram o Parque Tecnológico do Estado na área de Segurança Pública, tais como Totens de Segurança, Cerco Inteligente do Estado, Câmeras de Reconhecimento Facial, Drones, Câmeras Corporais, Imageador Térmico, Tecnologias embarcadas e outros recursos.
“Fazemos o uso de diversas tecnologias na segurança pública. Esse trabalho de fortalecimento e reestruturação da área visa sufocar a criminalidade e diminuir a impunidade, colocando atrás das grades quem estava foragido há anos. Todos esses dados obtidos em nosso parque tecnológico estarão concentrados em um mesmo lugar para termos uma resposta cada vez mais rápida. Quando uma pessoa procurada é detectada por uma câmera, quando um carro roubado é localizado ou ocorre um acionamento do totem, podemos direcionar na mesma hora”, exemplificou o governador Casagrande.
Com funcionamento ininterrupto, a unidade conta com uma Central de Monitoramento e Análise Criminal, que acompanha os dispositivos em tempo real e opera a comunicação com a população. A criação do NIR representa um avanço tecnológico na Segurança Pública, pois permite o emprego dos recursos de Inteligência Artificial integrados com os protocolos operacionais das Corporações.
Entre as possibilidades de utilização do NIR, estão soluções já conhecidas pela população capixaba – como o reconhecimento automático de placas veiculares e o reconhecimento facial de criminosos – e outras ainda não aplicadas, como a detecção de aglomerações e invasões a áreas restritas, a contagem e rastreamento de pessoas e objetos e a análise de comportamento suspeito com alertas automáticos.
“Segurança Pública no Espírito Santo se faz com integração, inteligência e mais investimentos. Hoje teve início o estágio operacional nas ruas de mil alunos soldados da Polícia Militar e anunciamos um novo concurso para contratação de outros mil policiais. Nossas Forças de Segurança recebem investimentos permanentes. Esse novo centro integra ainda mais nossas corporações e nossos efetivos para aumentar a velocidade de resposta à sociedade. Aqui temos trabalho e ações concretas para fazer nosso Estado ser cada vez mais seguro para que as mulheres e homens de bem possam viver em paz”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço, que é também coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Resultados já alcançados
O uso de tecnologias aliadas à Segurança Pública é uma realidade no Espírito Santo e o NIR surge como ponto de convergência dos recursos já utilizados. O Reconhecimento Facial, o Cerco Inteligente e os Totens de Segurança representam importantes avanços que combatem a criminalidade e aumentam a sensação de segurança dos capixabas.
- Cerco Inteligente: lançado em 2022 como um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública, conta com equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real. Desde seu lançamento, o Cerco Inteligente já auxiliou na apreensão de 1.667 veículos com restrição de furto e roubo, além de ser uma ferramenta utilizada na elucidação de crimes e no combate a fraudes fiscais. Atualmente, o sistema conta com 1.466 câmeras ativas.
- Reconhecimento Facial: o projeto piloto teve início em setembro de 2024 e foi expandido em junho de 2025. As câmeras dotadas da tecnologia funcionam em prédios públicos, locais de grande circulação de pessoas e em ônibus do Sistema Transcol. O sistema permitiu, até agora, a detenção de 358 pessoas com mandados de prisão em aberto.
- Totens de Segurança: a mais recente tecnologia implantada no Espírito Santo começou a ser implementada em julho e, em um mês de funcionamento, já apresenta resultados. Os Totens já registraram 25 acionamentos de botão de usuário, que geraram 10 ocorrências policiais, entre as quais destacam-se tentativa de homicídio, agressão a mulher, maus tratos de animais, posse de entorpecentes e solicitação de averiguação de suspeitos.
Neste período, os totens emitiram 116 alertas. Os equipamentos funcionam como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco. Do total de 40 totens previstos para operar na Grande Vitória, sete já estão instalados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572
comunicasespes@gmail.com