08/01/2026 16h12

Novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares completa um ano com ampliação da assistência

O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, completa um ano de funcionamento, nesta sexta-feira (09). Desde a inauguração, realizada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a estrutura de 1.193 metros quadrados, equipada com tecnologia de ponta, vem superando as expectativas e ampliando a capacidade assistencial do hospital, beneficiando diretamente a população do norte do Espírito Santo.

Na semana em que celebra este primeiro ano de atividades, o HRAS recebeu uma paciente de 105 anos para a realização de uma cirurgia ortopédica. Os cirurgiões responsáveis pelo atendimento, Lucas Freitas e Lucas Sampaio, destacaram que o procedimento estava sendo realizado apenas um dia após a internação por trauma, evidenciando a eficiência, a agilidade e a resolutividade da unidade hospitalar.

O diretor-geral do hospital, André Fagundes, afirma que, com a ampliação da estrutura, foi possível incluir novos procedimentos, como cirurgias bariátricas, artroplastias e artroscopias de joelho, ombro, quadril, pé e mão, além de intervenções em ligamentos. Desde dezembro, o HRAS passou a realizar também a confecção de fístula arteriovenosa (FAV) em pacientes renais crônicos, considerada o melhor acesso vascular para hemodiálise. “Os pacientes não precisam mais ir a Colatina fazer esse procedimento”, comemora André Fagundes.

Com uma equipe média de 66 profissionais e investimentos em equipamentos de última geração, como novos arcos cirúrgicos e aparelhos de videolaparoscopia, o Hospital Roberto Silvares passou a executar intervenções mais complexas e seguras. “Realizamos também cirurgias de vesícula e bariátrica de forma menos invasiva, sem grandes incisões abdominais. O paciente faz o procedimento num dia e no outro dia já vai para casa. Assim, a resolutividade e a resposta na recuperação são bem melhores. O tempo de permanência no hospital diminui muito”, explica o diretor-geral do HRAS.

A qualificação da estrutura e o trabalho da equipe multiprofissional também fortaleceram as ações de captação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2025, o HRAS registrou a captação de cinco corações, nove fígados, 22 rins e 60 córneas, contribuindo para salvar dezenas de vidas. 

Para viabilizar esses avanços, a Secretaria da Saúde (Sesa) investiu R$ 16 milhões nas novas instalações físicas, que incluem cinco salas cirúrgicas de grande porte, com 36 metros quadrados cada. O espaço recebe cirurgias eletivas e de urgência em especialidades como cirurgia geral, ortopédica, neurocirurgia, urológica, cabeça e pescoço, vascular, coloproctologia, bucomaxilofacial, torácica, otorrinolaringológica, aparelho digestivo, oncológica, endoscópica e bariátrica.

A estrutura também conta com sala de recuperação pós-anestésica, com oito leitos; área de preparo para pacientes eletivos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários; posto de enfermagem; e farmácia satélite. Complementa o conjunto a Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação, preparo, esterilização, desinfecção química e armazenamento.

Com pneumotórax espontâneo, a paciente Arlete da Silva Oliveira passou por um procedimento que incluiu drenagem de tórax e ficou satisfeita com os cuidados recebidos no novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares. “Eu fui muito bem atendida, por toda a equipe. Graças a Deus que a gente tem [esse procedimento cirúrgico] aqui em nossa cidade”, afirmou a moradora de São Mateus, grata pela descentralização dos atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

 

Sobre o HRAS

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares é referência para 14 municípios da Região Norte do Estado. A unidade dispõe de 273 leitos totais — sendo 201 leitos operacionais e 72 transitórios — e oferece atendimento em clínica médica adulta e infantil, cirurgias de urgência e eletivas, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.

No ano de 2025, foram realizados 61.616 atendimentos assistenciais, 6.122 cirurgias e 12.907 internações, conforme dados apresentados pela diretora administrativa do HRAS, Fernanda Falcão.

“Foi um ano marcado por importantes desafios e resultados relevantes, alcançados por meio de uma gestão responsável, planejamento e dedicação das equipes. Os números refletem o compromisso com a continuidade e a qualidade da assistência prestada à população pelo SUS capixaba. Para 2026, a expectativa é fortalecer os avanços conquistados, aprimorar processos e investir na melhoria contínua da estrutura e dos serviços, mantendo o foco na eficiência, na transparência e na excelência da gestão pública em saúde”, acrescenta a diretora Fernanda Falcão.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Superintendência Regional Norte de Saúde
Gilmar Henriques
gilmarhenriques@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard