17/11/2021 11h12

Novembro Roxo: famílias de bebês prematuros participam de uma roda de conversa no Hospital Dr. Jayme

Novembro Roxo, você sabe o que significa? Para os papais e mamães de bebês prematuros, essa expressão é bem conhecida. O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Roxo” com ações concentradas, principalmente, nesta quarta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a gerência da unidade Materno Infantil organizou atividades de sensibilização, treinamentos e um encontro para lembrar a data. Nesta quarta-feira (17), familiares que tiveram filhos prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves foram convidados a darem seus depoimentos em uma roda de conversa.

“Essas famílias gravaram mensagens que serão exibidas aos familiares dos bebês que ainda estão internados. Nossa intenção é mostrar aos papais e mamães que hoje estão lutando com seus bebês na UTIN, que é preciso acreditar. É uma forma de trazer força e esperança a essas famílias”, disse Éricka Chisté, gerente da unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme.

Presencialmente, uma das participantes será a técnica de enfermagem Amanda Ferreira dos Santos, de 24 anos. “Minha história se confunde com a história do Hospital Jayme. Hoje estou aqui como técnica de enfermagem, mas já estive como mãe de prematuro internado na UTIN. Foi a partir do nascimento da minha filha que decidi seguir a profissão”, contou.

Amanda é mãe da Sophia, que nasceu de 31 semanas de gestação, pesando 1.260 kg e medindo 39 centímetros. A pequena precisou ficar internada por mais de 30 dias. Hoje, com 7 anos, a menina inspira a mãe a ser uma profissional cada vez melhor.

“Temos muito orgulho da Amanda. Com a experiência de ser mãe de UTIN, hoje, enquanto profissional, se motiva a cuidar com dedicação e carinho dos bebês e suas famílias”, afirmou Lorena Orletti, coordenadora da UTIN do Hospital Dr. Jayme.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br       

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard