22/09/2025 11h31

Nova série na TVE traz literatura brasileira para crianças

É na infância que se forma a maioria dos leitores e a televisão pode ter papel importante nisso, com atrações que instiguem na garotada a curiosidade pelos livros. Um exemplo é a série ‘Manual de sobrevivência da literatura brasileira’, que a TVE lança na próxima terça-feira (23). Na atração, duas crianças vivem peripécias para salvar da destruição clássicos literários brasileiros. Em dez episódios, a série vai ao ar semanalmente, sempre às 20 horas. 

Dirigida por Diego Lopes e Cláudio Bitencourt, a atração infanto-juvenil foi gravada no Paraná por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). O programa incentiva a pluralidade e a diversidade no audiovisual do País e a seleção de seus conteúdos pela TVE leva em consideração fatores como qualidade técnica e artística, relevância do tema para o espectador local e capacidade de contribuição na democratização da cultura e no desenvolvimento social e cultural, um dos pilares da emissora. 

ENREDO 

Os protagonistas são os primos e amigos Gabriela e Rodrigo. Tudo começa quando eles recebem uma visita inesperada de seu avô, Edgar, e essa surpresa desencadeia uma aventura mágica. Em um universo único, uma biblioteca secreta e mística se revela não apenas um depósito de livros, mas um portal para mundos encantados da literatura brasileira. 

Cada livro se torna uma nova aventura, um novo desafio para os garotos. Sob a tutela de seu avô, Gabriela e Rodrigo embarcam em missões para salvar clássicos literários da destruição pelas mãos da vilã Tabata, uma influencer determinada a usar seres mágicos, as traças, para alterar os destinos das histórias. 

O coração da série é uma combinação de aventura e educação. Enquanto as crianças são transportadas para cenários emocionantes, elas também aprendem sobre os tesouros da literatura brasileira. 

Serviço: Série ‘Manual de sobrevivência da literatura brasileira’: terças-feiras, às 20 horas, na TVE (canal 2.1 da TV aberta)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard