18/11/2025 16h48

Nova publicação do Incaper aborda pastagens arborizadas

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), disponibiliza, gratuitamente, o novo livro Pastagem arborizada: guia de espécies arbóreas potenciais para sistemas silvipastoris’. O material foi produzido pela Editora do instituto.

O livro propõe diretrizes para políticas públicas voltadas à arborização de pastagens e destaca que o avanço do desenvolvimento rural sustentável depende da integração entre assistência técnica, pesquisa e a cooperação entre agricultores, organizações sociais, empresas, instituições financeiras e o poder público.

A publicação apresenta uma abordagem inovadora que combina o conhecimento tradicional dos agricultores familiares com o conhecimento científico para selecionar espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, potenciais para o desenvolvimento de sistemas silvipastoris, que combinam árvores, pastagem e gado numa mesma área proutiva.

Clique na imagem para baixarClique na imagem para baixar Clique na imagem para baixar Para promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental no meio rural, são destacados os benefícios da arborização planejada de pastagens para conservação do solo e da água, para promoção da segurança alimentar, entre outros fatores. “Além disso, são ressaltadas a importância de conservar espécies ameaçadas, de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca Maurício Lima Dan, pesquisador do Incaper e um dos autores do livro.

O livro conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fape), da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e da parceria executiva entre Incaper, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard