18/11/2010 20h11 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Jovens do Projeto Protejo visitam o 4º Batalhão da Polícia Militar em Vila Velha

Jovens que fazem parte do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), visitaram a sede do 4º Batalhão da Polícia Militar e conheceram um pouco mais sobre o trabalho de segurança que é realizado no município de Vila Velha.

A visita foi realizada por um grupo de 25 jovens da comunidade de Terra Vermelha que foram recepcionados pela comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Sônia do Carmo Grobério, na última terça-feira (16). Na ocasião, o grupo assistiu a uma palestra sobre uso indevido de drogas e recebeu informações sobre o funcionamento de um Batalhão e o que é necessário para ingressar na Polícia Militar.

Para a comandante da unidade, a visita serviu como uma excelente oportunidade de aproximar a polícia da comunidade. “Esta é uma iniciativa de fazer com que esses jovens tenham uma visão diferente da segurança no município. Outro fator importante é que conhecendo melhor as ações da polícia esses jovens passem  a multiplicar essas informações em suas comunidades, tornando a polícia uma aliada da comunidade para a prevenção de crimes”, explicou a tenente coronel Sônia.

A região de Terra Vermelha faz parte do Território de Paz, projeto que consiste em núcleos estruturados de policiamento interativo em regiões com alto índice de criminalidade.

O que é o Protejo:

O  Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). O Protejo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha, o Governo do Estado e o Governo Federal.  O projeto oferece cursos de  qualificação, por meio do Programa Municipal de Qualificação Profissional, para as jovens que vivem em áreas consideradas de risco social. Em Vila Velha estão destinadas 100 vagas para moradores dos bairros da Grande Terra Vermelha.

O principal objetivo do projeto é despertar o interesse do jovem para a ampliação de seu leque de conhecimentos e oportunidades. O trabalho tem como foco a formação da cidadania desses jovens por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais que visem a resgatar sua autoestima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton