12/08/2025 16h10

Jovens Capixabas simulam Conferência do Clima em Vitória

No último fim de semana, o Palácio Anchieta, em Vitória, foi o cenário de uma simulação da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). A MiniCOP 2025 aconteceu na sexta-feira (08) e no sábado (09) e reuniu 90 jovens entre 18 e 29 anos, que representaram 30 países, com a missão de simular acordos internacionais para o enfrentamento da crise climática.

Com o tema “Financiando Soluções para a Diversidade Marinha e o Aumento do Nível do Mar”, a simulação reproduziu a dinâmica real das negociações climáticas globais. Os jovens assumiram o papel de diplomatas e negociadores oficiais, vivenciando os desafios políticos, técnicos e diplomáticos da construção de um consenso internacional frente à emergência climática.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), responsável pela coordenação técnica e pedagógica do evento, e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que cuidou da estrutura e logística, o evento incluiu ainda workshops formativos, orientações técnicas e avaliações dos participantes. A experiência buscava desenvolver habilidades como negociação, argumentação, cooperação internacional e tomada de decisão.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a MiniCOP representa um esforço essencial para preparar novas lideranças em um cenário global cada vez mais desafiador. “Vivemos um momento crítico para o planeta, em que decisões difíceis precisam ser tomadas com base na ciência, no diálogo e na cooperação internacional. A MiniCOP é uma forma concreta de formar jovens com consciência climática e capacidade de ação política para transformar o futuro”, afirmou.

Os jovens que mais se destacarem durante a simulação, vão participar da “Missão Brasília: Jovens pelo Futuro da Diplomacia Climática”, uma imersão formativa na capital federal visando instituições estratégicas e encontros com profissionais que atuam na formulação de políticas públicas ambientais. São eles: Pedro Pizetta, Giovanni Trevizan, Larissa Cremasco.

Tiveram menções honrosas: Anna Julia Muzi, Kamilly Iothi, João Marcos Maciel, Isabela Kerner, Pedro Henrique Gonçalves, Sarah Araújo, Daniel Assis. E foram contempladas com menções honrosas as delegações: Brasil (Anyssa Komati, Giovanni Trevizan, Heitor Mendes), Rússia (Izabela Paula Barros, Ricardo Gabriel Ferrari, Ana Clara Marchezini), Tuvalu (Isabela Kerner, Abel Marcelino Mariana Jarske Navarro), Estados Unidos (Manoela Hamsi, Larissa Cremasco, Rafaela Barzilai).

A MiniCOP 2025 destaca o protagonismo da juventude capixaba e posiciona o Espírito Santo como referência nacional em educação climática. O evento também reforça a importância de criar espaços que incentivem a participação democrática e o engajamento da sociedade civil na agenda ambiental.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com 
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard